terça-feira, 3 de agosto de 2010

LAGOAS DESPROTEGIDAS: ATRACÇÃO FATAL

Foi ontem encontrada morta uma criança de nove anos numa das lagoas do empreendimento "Cabanas de Golfe", em Barcarena, concelho de Oeiras. O corpo foi encontrado pelos mergulhadores dos bombeiros de Paço de Arcos, por volta das 21.00h de ontem em embora desconhecendo-se as causas da sua morte, é seguro tratar-se de uma criança que integrava num grupo que escolheu as proximidades da lagoa para brincar e que, no regresso, se apercebeu de que faltava uma amiga.

O alerta do desaparecimento foi dado por dois colegas que, quando voltaram ao local, só encontraram os chinelos a boiar. A lagoa tem 3 metros de profundidade e os familiares da criança queixaram-se de falta de segurança e alertaram para o facto de esta não ser a única morte em circunstâncias semelhantes.

Trata-se, infelizmente de um acontecimento que é repetição de outros similares que por esse país fora vão acontecendo com alguma frequência, e de que é exemplo o corrido numa outra lagoa, em Sintra, local onde também perderam a vida duas crianças em finais de Abril deste ano.

Em Oliveira do Bairro, o que se espera é que uma fatalidade destas nunca aconteça, apesar de também haver calor, juventude, irreverência, e lagoas sem qualquer protecção nas proximidades da Escola Secundária e da Zona Desportiva. Uma destas lagoas é propriedade do município, que apesar de alertado para o efeito, designadamente na reunião da câmara municipal realizada em 29 de Abril de 2010, nada fez até ao momento para acautelar a ocorrência de uma eventual fatalidade.