quinta-feira, 12 de agosto de 2010

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

Tendo em conta a importância das questões ligadas à área da Juventude, as Nações Unidas declararam 2010 o Ano Internacional da Juventude. Sob o tema Diálogo e Compreensão Mútuos, o ano vai dinamizar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideias da paz, do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.

Tentando efectivamente promover a participação dos jovens na sociedade, o Ano Internacional da Juventude faz também apelo aos Governos, à sociedade Civil, aos indivíduos e às diferentes comunidades do mundo, no sentido de apoiarem actividades de âmbito local e internacional, de maneira a a sustentarem e darem resposta às ambições deste projecto.

Começando pelo Dia Internacional da Juventude, que se celebra hoje, 12 de Agosto de 2010, o Ano Internacional da juventude vai acolher um número significativo de eventos internacionais, como o Congresso Mundial de Juventude, em Istambul, a Conferência de Juventude do México, ambos focados na temática Juventude o desenvolvimento sustentável.

Trata-se de uma data importante, na qual alguns municípios de norte a sul do país aproveitam para marcar de forma condigna, de que são exemplos Santarém, Braga, Cartaxo, Viana do CasteloOeiras, Abrantes, Entroncamento ou Torres Novas, através do acesso a um conjunto de bens e serviços culturais, de lazer e de recreio, como transportes, piscinas, ginásios, cinemas, monumentos, museus, espectáculos e outros eventos e locais da responsabilidade de diversas entidades culturais, sociais e turísticas.

No distrito de Aveiro aderiram a esta iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude, os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Aveiro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Em Oliveira do Bairro, as iniciativas do executivo no presente mandato resumiram-se à colocação de um ecran gigante para visionamento do jogo de despedida da selecção do Mundial de 2010.


E isto, apenas e só porque foi a oposição a apresentar em reunião de câmara a proposta de Regulamento do Conselho Municipal de Juventude, a qual foi rejeitada na reunião realizada em 10 de Dezembro de 2009, com os votos contra do presidente e vice-presidente da câmara e dos vereadores Laura Pires e Carlos Ferreira, tendo-se abstido o vereador Henrique Tomás, uma vez que apenas teve a favor os votos do subscritor e da vereadora Lília Ana Águas.