Em vésperas da final do Campeonato do Mundo surgiram previsões de quase todo o reino animal. Formigas, cães ou periquitos tentam imitar o polvo 'Paul', o octópode adivinho que acertou nos vencedores de todos os jogos da Alemanha no Mundial. Agora, o 'pulpo' - de dois anos e meio, oito tentáculos, três corações e nove cérebros - já é acarinhado por toda a Espanha, por ter previsto a vitória espanhola na final. E, apesar da sua curta esperança de vida, empresários galegos já oferecem 30 mil euros por 'Paul'...
Paul tem três corações, nove cérebros e oito patas, nunca fez sexo e não deve viver muito mais tempo. Mais importante do que isso: Paul é um polvo, aposta que a Espanha vai ser campeã do mundo e é a maior estrela do "Mundial da bicharada".
Do aquário Sea Life de Oberhausen (Alemanha) para todo o mundo, o polvo Paul tornou-se uma estrela. Tudo porque tem feito previsões sobre os vencedores dos jogos da selecção alemã no Mundial 2010 e, até agora, nunca falhou. Ao ser colocado perante duas caixas com mexilhões, cada uma com a bandeira de uma das equipas, o octópode escolheu sempre a vencedora. Mesmo quando isso implicou a eliminação (confirmada) da "sua" Alemanha nas meias-finais, ante a Espanha.
Aí, o pulpo Paul ganhou um lugar no coração dos adeptos espanhóis, que ficaram ainda mais convencidos ontem, depois de verem que Paul também apostava neles para a final, diante da Holanda. Resultado: empresários da autarquia galega de O Carballiño, conhecida por realizar um festival anual do polvo, já ofereceram 30 mil euros pelo bicho. E até o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, já veio dizer que pensa "mandar uma equipa de guarda-costas para protegê-lo dos alemães que não gostaram da "traição" nas meias-finais.
Graças às suas previsões certeiras (já no Euro 2008 tinha adivinhado o vencedor de todos os jogos... excepto a final, em que a Espanha bateu a Alemanha), Paul ganhou fama mundial e abriu a porta do mediatismo a outros comparsas do reino animal. Agora, já se espalham pela Internet vídeos de cães, hamsters e até formigas com dotes de adivinhação. Mas os mais próximos da fama de Paul são Pauline, uma polvo-fêmea da Holanda, e Mani, um periquito de Singapura. Ambos prevêem uma vitória "laranja" na final de amanhã.
Ainda assim, e apesar da concorrência, Paul continua a ser "a" vedeta. Em Espanha, pulpo Paul foi a expressão mais pesquisada no Google nos últimos dias, febre estendida às redes sociais Twitter e Facebook. Agora, o desportivo As até já diz que o animal é a maior figura do Mundial, à frente de David Villa ou Sara Carbonero, jornalista e noiva de Iker Casillas, nova "namoradinha" de Espanha.
Porém, a carreira de Paul deve acabar em breve. Apesar dos três corações e nove cérebros, os polvos da sua espécie têm uma esperança média de vida de três anos. E o octópode - após dois anos e meio de vida, sempre isolado da sua parceira e apenas dedicado a acertar em aposta desportivas - poderá já cá não estar no Euro 2012.
In http://dn.sapo.pt/desporto/mundial2010/interior.aspx?content_id=1615065