segunda-feira, 19 de julho de 2010

CIRA ADERE AO NOVO PARQUE DA CIÊNCIA

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro participará com 7,5 por cento do capital social, correspondente a 562.500 euros

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aderiu à sociedade anónima que vai gerir o futuro Parque da Ciência e Inovação (PCI), que será construído nos concelhos de Aveiro e Ílhavo. A associação, que representa 11 municípios, participará com 7,5 por cento do capital social, correspondente a 562.500 euros.
O PCI representa um investimento de 35 milhões de euros, comparticipado em 15,5 milhões por fundos comunitários. O projecto é liderado pela Universidade de Aveiro (UA) e conta com o envolvimento de várias outras entidades.
A parceria entre as autarquias locais e a UA é “essencial” para o desenvolvimento do projecto, que tem uma “enorme importância para a região de Aveiro, para a região Centro e para Portugal”, diz Ribau Esteves, presidente da CIRA.
Para o autarca de Ílhavo, o equipamento possui um “carácter inovador” que lhe confere uma “existência única à escala nacional” e permitirá dar “projecção internacional” à região.
Segundo o dirigente regional, está actualmente em curso um “enorme conjunto de tarefas” de forma a garantir que a construção do parque arranque em 2011.
O PCI – que irá nascer em 35 hectares distribuídos por Ílhavo e Aveiro, junto à UA – integra-se na estratégia de desenvolvimento regional definida no Plano Territorial de Desenvolvimento para a Região de Aveiro, explica Ribau Esteves. A gestão do parque será feita em “estreita ligação” com os pólos da Incubadora da UA e com as áreas de acolhimento empresarial de cada um dos 11 municípios da região, acrescentou.
O líder da CIRA conta com o “dinamismo e empreendedorismo do tecido empresarial” da região para o sucesso do projecto e assegura que o futuro parque irá “atrair empresas de dimensão internacional”.
O edil prevê ainda que o PCI proporcione o “aumento da procura dos bens naturais, patrimoniais e culturais” de Aveiro e exerça um efeito positivo sobre a “qualificação ambiental e urbana” da região.

In http://www.diarioaveiro.pt/