terça-feira, 27 de julho de 2010

ANTÓNIO DE CÉRTIMA

Comemora-se hoje o 116º aniversário do nascimento de António de Cértima, que teve como nome de baptismo de António Augusto Gomes Cruzeiro.
Nascido em 27 de Julho de 1894, no lugar da Gesta, da freguesia de Oiã, licenciou-se em Direito e adquiriu conhecimentos de línguas estrangeiras, tendo ingressado na vida diplomática em 1925, onde se distinguiu pela sua integração cultural na região e pelo empenhamento que teve em levar longe o nome de Portugal.
Deixou a vida diplomática em 1949, tendo regressado a Portugal onde ingressou como gerente de uma empresa em Lisboa.
O seu conceito internacional levou a que continuasse a ser mediador de Portugal em situações que a governação portuguesa sentisse necessidade.
Faleceu no Caramulo em 20 de Outubro de 1983.
Conheça aqui a biografia e a bibliografia de um dos maiores escritores da região da Bairrada, a cuja memória a maioria do executivo camarário de Oliveira do Bairro na reunião realizada em 30 de Dezembro de 2009, negou o patronato de um Prémio Literário consagrado à ficção, ao ensaio e aos estudos monográficos de carácter concelhio, tendo votado contra a proposta apresentada pelo subscritor e pela vereadora Lília Águas, o presidente, o vice-presidente e os vereadores Laura Pires e Carlos Ferreira, abstendo-se o vereador Henrique Tomás.