sábado, 22 de maio de 2010

OS QUÊS E PORQUÊS DESTA INCURSÃO PELA BLOGOSFERA

Todos os dias nascem e morrem blogues.

E entre tantos os que hoje vêem a luz do dia pela primeira vez, está este, que terá sempre uma particularidade: a ausência de comentários, como forma de evitar a confusão que facilmente é estabelecida entre a livre troca de ideias divergentes e o insulto ou difamação.

Neste blogue apostarei na reflexão e na análise dos mais diversos temas relacionados com a actualidade, exprimindo de forma objectiva, ou reproduzindo com menção da respectiva autoria, convicções claras e apartidárias sobre quaisquer assuntos relevantes da vida quotidiana, local ou não, sejam políticos, culturais, desportivos ou sociais.

Admito que será difícil manter neste espaço uma pura isenção e uma absoluta imparcialidade; mas não é menos verdade que tenha a intenção de exercer um ostensivo e permanente contra-poder.

É por isso que o único compromisso possível de assumir, é o compromisso com a defesa de causas, com rigor e com seriedade, estando de um ou do outro lado de cada questão, mas erguendo sempre a bandeira da liberdade de pensamento e da sujeição a convicções, tendo como lema a consciência social e como princípio a transparência da res publica.

E porque a língua portuguesa é um património a defender, a preservar e valorizar, não publicarei nenhum texto da minha autoria com recurso à utilização do acordo ortográfico.

O que não significa que textos com essa utilização não sejam publicados, de autores devidamente identificados.

As fotos e imagens a apresentar serão, na sua generalidade, extraídas de várias fontes na net, sendo de imediato retiradas no caso de oposição à respectiva publicação.

Qualquer contacto poderá ser estabelecido pelo e-mail jorgedcmendonca@gmail.com.

Jorge Mendonça