domingo, 23 de maio de 2010

NOTA DE ABERTURA

A família reuniu-se: era hora de jantar.
O pai emborcou tinto, a mãe bebeu água, a miúda bebeu coca-cola e o mais novo ficou-se pelo leite. E todos comeram pão: os filhos tiveram direito a uma transparente fatia de marmelada e o casal untou os dedos com banha de porco. E no final arrotaram todos em uníssono.
No próximo semestre, que ainda não se sabe bem se começa já em Junho ou apenas em Julho, este gesto vai entrar-lhes no bolso.
Quando S. Exª o Senhor Primeiro Ministro, há quinze dias atrás, explicou aos portugueses o aumento do IVA sobre os bens essenciais, disse que estava a falar de pão, leite, água, coca-cola e muitas outras coisas, assim justificando o aumento da taxa mínima do imposto.
Falou sobre a crise (mas isso já todos sabíamos!) e sobre uma subida de impostos (que não queríamos nem estávamos à espera!); e por consequência, vai haver subida do IVA do pão, do leite, da água, do vinho, do arroz, das batatas… e também da coca-cola.
A bacoca argumentação utilizada soa a historieta para adormecer crianças, a desculpa esfarrapada…, enfim, a uma parábola triste, muito triste mesmo.
Em política, a verdade não vence!
E a verdade é que vamos de mal a pior.
E isto não pára por aqui.