domingo, 21 de julho de 2013

CARTA ABERTA: OLIVEIRA DO BAIRRO QUER FICAR PARA A HISTÓRIA COMO UMA LOCALIDADE QUE EM 2013 (ANO DA ABOLIÇÃO DAS TOURADAS) APOIOU A TORTURA DE BOVINOS?


Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Sr. Mário João Oliveira

Exmo. Senhor Vice-Presidente, Sr. Joaquim Manuel Santos Alves de Jesus

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Manuel Nunes Simões dos Santos

Tive conhecimento da realização de uma tourada inserida na FIACOBA 2013.

Será verdade?  

Quando o mundo civilizado sabe que a tauromaquia é uma prática cruel e obsoleta, que goza de um incompreensível regime de excepção na legislação portuguesa, dado que permite, em escandalosa contradição com a restante legislação que regula o bem-estar animal, a inflicção sistemática de sofrimento a bovinos, antes, durante e depois do espectáculo - apesar de rodeada de um ambiente de suposta festa, o que para algumas pessoas tende a fazer desvalorizar ou negar esse sofrimento…?

Quando o mundo civilizado sabe que com origem em tempos passados, e entretanto proibida em Portugal, a tauromaquia não tem lugar numa sociedade que se quer evoluída e civilizada e só subsiste ainda à custa de múltiplas formas de subsídios públicos, o que, sobretudo em tempos de crise económica, é particularmente revoltante e insultuoso…?

Quando o mundo civilizado sabe que a oposição à tauromaquia e outras práticas em que se inflige sofrimento inútil a animais sencientes baseia-se também no aviltamento e degradação do próprio Homem, já que cria insensibilidade perante o sofrimento de outrem…?

Quando o mundo civilizado sabe que o percurso evolutivo da humanidade mostra-nos que costumes que trazem consigo sofrimento inútil devem ser abolidos, enquanto se mantém e enaltecem costumes positivos que enobrecem e orgulham um povo…?

Quando o mundo civilizado sabe que foi assim que ficaram enterrados nas páginas mais negras da história da humanidade costumes e actividades como os circos romanos, as execuções públicas e a escravatura, entre outras aberrações impostas pelos ditos humanos…?

Quando o mundo civilizado sabe que existem inúmeras formas de entretenimento saudável e a prová-lo está o extenso programa da FIACOBA 2013, do qual, a ser verdade, venho sugerir seja excluída a tourada, e que não voltem a incluir em edições futuras ou de outros eventos a realizar em Oliveira do Bairro, todos os outros costumes bárbaros ligados à tauromaquia, para que esse município não passe a figurar no rol das terras incultas do meu país…

Como não acredito que esta iniciativa, que o cartaz aponta para o dia 21 de Julho, seja verdade, quero crer que V. Exas. têm como objectivo zelar pelo desenvolvimento saudável do concelho, fazendo de Oliveira do Bairro uma localidade na vanguarda da evolução, oferecendo aos munícipes e visitantes eventos e actividades condizentes com a evolução e o progresso, portanto este cartaz só pode ser falso e a inclusão da tourada um erro crasso.

E se acaso, não for falso, sendo V. Exas. pessoas bem formadas, inteligentes, lúcidas, civilizadas e cultas naturalmente que excluirão da FIACOBA 2013 uma prática de tão baixo nível cultural, que só trará desprestígio ao município.

Com os meus melhores cumprimentos,  

Isabel A. Ferreira, retirada daqui