segunda-feira, 3 de setembro de 2012

JUNTAS DE FREGUESIA MERECEM MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL

No passado dia 26 de Agosto, passaram 9 anos sobre a data da elevação da então vila de Oliveira do Bairro à categoria de cidade.


Se é que houve algum motivo especial para que a comemoração da data da efeméride ocorresse quase uma semana depois, esse motivo não foi apresentado na última reunião do executivo municipal, quando a questão foi suscitada.


O que é certo, no entanto, é que o acontecimento nem sequer foi registado no próprio dia, ainda que o tivesse sido com um simples içar da bandeira do município.


De facto, numa data em que passaram igualmente 9 anos sobre a elevação a vilas das sedes de 4 (Bustos, Mamarrosa, Palhaça e Troviscal) das 6 freguesias do concelho, e numa altura em que a lei da reorganização administrativa territorial autárquica coloca a séria possibilidade de o actual quadro administrativo concelhio ver reduzido para 4 o número de Juntas de Freguesia, parece que a passagem do dia 26 de Agosto de 2012 teria sido a melhor oportunidade para serem atribuídas Medalhas de Mérito Municipal a todas a Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro.


Porque as homenagens só devem ser póstumas quando a imprevisibilidade do destino nos surpreende, o corrente ano de 2012 teria sido a melhor data para o município reconhecer todo o trabalho que as diversas Juntas de Freguesia têm feito em prol dos seus fregueses e do concelho desde a implementação do poder local em Portugal.


Um reconhecimento que faz todo o sentido, principalmente numa altura em que a lei da reforma administrativa territorial autárquica parece ter ditado a sentença de morte de pelo menos 2 dessas Juntas de Freguesia.


De facto, no exercício da actividade política tem de haver nobreza e reconhecimento, sob pena de se continuar a degradar o futuro colectivo de forma preocupante e penalizadora, e de serem cada vez menos os cidadãos disponíveis para o desgastante exercício de cargos fortemente desprestigiados, e cuja eficácia na acção é cada vez mais diminuta: se assim não fôr, a democracia sairá enfraquecida, a governação sairá menorizada e o futuro ficará comprometido.


E isso, pelo menos isso, cumpria ao município ter feito  em relação a todas as Juntas de Freguesia do concelho naquele que pode muito bem ser o último ano em que Oliveira do Bairro tem 6 Juntas de Freguesia.