quinta-feira, 10 de maio de 2012

GABRIEL, O PENSADOR

"Não odeies o teu inimigo, porque, se o fazes, és de algum modo o seu escravo". Lembrei-me desta frase do escritor argentino Jorge Luís Borges quando, há dias, li a entrevista do diretor de Comunicação do Benfica, João Gabriel, ao diário "A Bola".

O fel que acompanha cada sentença de João Gabriel não é novo - e não faz jus ao anjo que leva o mesmo nome, portador de boas notícias, segundo a tradição.

João não é um anjo, nem um anjinho. É apenas umas daquelas figuras cujo ódio se deve combater com o riso, por ser esse o melhor antídoto contra a mais maliciosa verrina.

Na dita entrevista, João Gabriel repete os argumentos antes usados por Jorge Jesus e António Carraça para justificar a derrota do Benfica no campeonato: os árbitros estão "comprados", a classificação está "aldrabada", o Benfica é perseguido pelas forças obscuras que tomaram de assalto o futebol português, a contestação à estratégia benfiquista é manipulada - e por aí fora, num conjunto de afirmações que têm como alvo o F. C. Porto e o seu presidente, pois claro!

Nada disto seria relevante, porque repetitivo, não se desse o caso de João Gabriel ter decidido tocar na honorabilidade de pessoas com passado e presente incólumes, ao mesmo tempo que lança lama sobre a Justiça, tratando juízes e magistrados como meros instrumentos de uma monstruosa estratégia que, na sua cabecinha pensadora, pretende, tão-só, prejudicar o Benfica. Uma instituição prestigiada, centenária, responsável e de bem como é o Benfica não pode dar-se ao luxo de passar por esta vergonha. Acho eu.

Como pode alguém com uma tão baixa posição na escala de responsabilidades do Benfica dizer que homens como Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira são intimidados e coartados na sua liberdade por discordarem, nos artigos que escrevem, das opções do presidente ou do treinado do F. C. Porto? Como pode o pensador Gabriel dizer que a verdadeira culpada pelo F. C. Porto ter ganho oito campeonatos nos últimos dez anos é a Justiça, por não colocar na cadeia Pinto da Costa, o malfeitor dos malfeitores que acabou com a hegemonia encarnada?

Atenção: João Gabriel podia muito bem estar a expender apenas as suas doutas opiniões. Não está. A entrevista foi concedida na qualidade de diretor de Comunicação do Benfica. O que significa que, até prova em contrário, o presidente do clube assina de cruz tudo o que João Gabriel ali disse. A instituição Benfica não merece que manchas destas se abatam sobre si.

O ódio tapa as vistas à razão. E, como lembrou Borges, transforma quem odeia em escravo do odiado. Mais do que o maior ou menor profissionalismo desta ou daquela gestão, mais do que a sorte ou o azar neste ou naquele jogo, nesta ou naquela época, talvez isso explique por que razão anda o Benfica, há tantos anos, literalmente atrás do F. C. Porto.

Retirada daqui