sexta-feira, 13 de abril de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

Já está nas livrarias O tempo envelhece depressa, último livro do escritor italiano Antonio Tabucchi, falecido a 25 de Março.
Publicado originalmente em 2009, o livro é constituído por nove contos em que, de acordo com a editora responsável pela publicação, a D. Quixote, "todas as personagens parecem estar empenhadas numa confrontação com o Tempo".
A morte paira sobre todas as narrativas, escritas numa altura em que o autor de Afirma Pereira já se encontrava gravemente doente.
Se em O círculo a ação começa numa reunião familiar por ocasião do 10.º aniversário da morte do avô Josef, de Saint-Gall, no conto Entre generais – que se desenrola na Hungria na década de 50, por altura da invasão soviética - afirma-se que "este país é pequeno demais para morrer".

A revista francesa Lire considerou O tempo envelhece depressa o melhor livro de contos publicado em França no ano de 2009, devido à reflexão sobre o passado e o presente na Europa.
Dos 25 títulos publicados por Tabucchi, de ficção e ensaio sobretudo, 17 estão disponíveis em Portugal, país com o qual mantinha uma forte ligação. A paixão por Fernando Pessoa, autor que descobriu na juventude, foi o ponto de partida dessa relação, que se manteve até ao fim.
Além de ter traduzido com Maria José de Lancastre, sua esposa, a poesia de Pessoa, dedicou-lhe ainda os ensaios Un baule pieno di gente, em 1990, e La nostalgie, l'automobile et l'infinit, em 1998.
(Sérgio Almeida)
Retirada daqui