sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EDIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE "POESIA SILVESTRE"

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe no próximo dia 4 de Dezembro, às 17h00, a apresentação do livro “Poesia Silvestre – Versos em Tom Menor” de José Guerreiro. Uma publicação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

O livro será apresentado pelo Dr. Emanuel Vinagre da Naia Sardo, reconhecido cronista do Diário de Aveiro, apaixonado pela escrita e poesia, integra com regularidade as tertúlias organizadas pela ADERAV e pelo Grupo Poético de Aveiro.

O apoio da Câmara Municipal a esta edição insere-se na prática de apoios à publicação que a autarquia tem vindo a promover, também na área da poesia, desta vez num registo mais popular, mas não menos importante, para a diversidade e riqueza cultural do espólio literário do Município.

Para José Guerreiro, autor deste livro de poemas, esta publicação “é a realização de um sonho de há muitos anos”. Para este homem dos sete ofícios, que se considera poeta popular, “para quem já fez dois filhos e plantou várias árvores enquanto rapaz, este livro é a cereja em cima do bolo é um momento de especial realização, o completar do ciclo de vida do homem normal”.

Como romântico assumido, tem o amor como temática preponderante nos seus trabalhos poéticos.

O autor escreve em sextilhas, em soneto, em quadras, em quadras glosadas com 4 décimas (à moda antiga), poesia livre e acrósticos. Para José Guerreiro “a escrita é uma paixão na sua vida”, como comprova a quadra diária que desde o dia 17 de Janeiro de 1995, escreve diariamente. Criação quase religiosa com as quais poderia editar vários livros de poesia.

SOBRE O AUTOR
José Guerreiro, nasceu no Barreiro em 1948 e reside em Oiã. Tem como formação académica o Curso Complementar de Mecanotecnia, equivalente ao 11º. Ano de escolaridade. Profissionalmente considera-se “um homem de sete ofícios” pois ao longo da sua vida profissional já experimentou variadíssimas ocupações, foi serralheiro, telegrafista, soldador de construção naval, planificador de construção naval, distribuidor de produtos alimentares, empregado de escritório, operador informático, programador informático, formador de utilizadores de aplicações em sistemas IBM 36, locutor de rádio, fiel de armazém e motorista de ligeiros, para além de ter sido dirigente desportivo ligado ao basquetebol e fadista amador, a única actividade que ainda hoje exerce, para além de ser escritor de versos e de prosa.

Retirada daqui