segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

BUSTO DE AMANTE DO IMPERADOR ADRIANO VALE 18 MILHÕES

Um busto de mármore de Antínoo, um jovem que terá sido amante do imperador romano Adriano, foi vendido por mais de 23,8 milhões de dólares (18 milhões de euros) num leilão realizado pela Sotheby's em Nova Iorque.

O busto está datado entre os anos 130 e 138 depois de Cristo e é a única representação clássica que se conhece deste jovem além das moedas da época que foram cunhadas com a sua imagem, segundo a Sotheby´s.

Antínoo foi venerado como um Deus após a morte, em circunstâncias pouco claras, afogado no Nilo. Natural da antiga Bitínia, hoje parte da Turquia, Antínoo era membro do círculo mais próximo do imperador Adriano, que o tornou numa espécie de pajem devido à sua grande beleza.

Após a sua morte, Adriano mandou edificar uma cidade - Antinópolis - e templos em sua honra, e Antínoo tornou-se uma inspiração para as artes e a literatura, nomeadamente nas "Memórias de Adriano" de Marguerite Yourcenar.

O comprador do busto com 83,7 centímetros de altura é um coleccionador europeu que esteve presente pessoalmente na sala de leilões em Nova Iorque, e que começou a fazer ofertas quando a licitação - iniciada em 900 mil dólares (cerca de 661 mil euros) - entrou nos 6,5 milhões de dólares (4,9 milhões de euros).

Retirada daqui