terça-feira, 24 de agosto de 2010

A IMAGEM (ERRADA) DE OLIVEIRA DO BAIRRO NO MUNDO PORTUGUÊS

«Oliveira do Bairro é um concelho predominantemente agrícola, sendo uma zona de transição entre o litoral plano e fértil e o interior montanhoso.
Está integrado na região demarcada dos vinhos da Bairrada, pelo que a exploração vinícola desempenha um papel importante na economia do concelho.
A vila de Oliveira do Bairro foi fundada em 1514 e possui uma interessante igreja paroquial. A zona é atravessada por diversos cursos de água, onde é possível pescar barbos, carpas e bordalos. No entanto, os ex-libris da região são, sem dúvida, duas especialidades ligadas à gastronomia: o leitão à Bairrada, tradicionalmente cozinhado em forno de lenha, e o conhecido vinho da Bairrada, a que se juntam alguns bons espumantes locais. Outros pratos típicos são a chanfana (carne de cabra ou cabrito assada em vinho tinto dentro de uma caça-rola de barro), a feijoada de leitão, ou os rojões à moda da Bairrada (carne de porco frita na própria gordura).
O concelho também se orgulha do seu artesanato, com uma grande variedade de produtos quase sempre ligados às actividades rurais».

Concelho predominantemente agrícola?

Exploração vinícola?

Vila de Oliveira do Bairro?

Depois de conhecida aquela que é a imagem de OLIVEIRA DO BAIRRO no mundo português, percebe-se o muito que há a fazer para que essa imagem se adque à realidade.

Retirada daqui