segunda-feira, 8 de junho de 2015

MÁRIO JOÃO OLIVEIRA ARRISCA PENA DE PRISÃO SUSPENSA E PERDA DE MANDATO

O Ministério Público quer a condenação de Ribau Esteves e outros quatro presidentes de Câmara do distrito de Aveiro no caso dos contratos de publicidade da Comunidade Intermunicipal com a sociedade dona do Beira-Mar.
 
Segundo o site "Notícias de Aveiro", o Ministério Público quer ver condenados 10 dos 13 autarcas que deram luz verde ao negócio celebrado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que se traduziu num apoio de cerca de 40 mil euros à Sociedade Anónima Desportiva do Sport Clube Beira Mar entre 2011 e 2013.
 
A acusação aponta responsabilidades especiais ao presidente da CIRA, Ribau Esteves, hoje presidente da autarquia de Aveiro, concelho a que se candidatou em 2013. Com a aceitação deste “negócio”, o autarca do PSD poderia "cair nas boas graças de um clube emblemático, para tirar dividendos em futuras eleições”, refere a acusação, concluindo que em todo o processo “aquilo que se quis, a todo o custo, foi dar um apoio financeiro ao Beira-Mar”.
 
A acusação pede penas suspensas de prisão e sanções que podem levar à perda de mandato dos autarcas ainda em atividade.
 
O caso do apoio encapotado à SAD do Beira-Mar mereceu o repúdio do Bloco de Esquerda/Aveiro em 2013, numa conferência de imprensa em frente à sede da CIRA em que foi denunciado o “Triângulo das Bermudas autárquico que envolve o poder público, o futebol e a construção civil”. Na altura, o deputado municipal Nelson Peralta referiu-se também ao negócio escandaloso do terreno das piscinas, “vendidas pela calada da noite” pela Câmara então liderada por Élio Maia e revendidas na mesma madrugada pelo clube a uma imobiliária pelo dobro do preço.
 
O "Notícias de Aveiro" refere que entre os arguidos deste processo estão cinco atuais presidentes de câmara: Ribau Esteves (Aveiro), Joaquim Baptista (Murtosa), Mário João Oliveira (Oliveira do Bairro), Gil Nadais (Águeda) e Silvério Regalado (Vagos). Os restantes são José Eduardo Matos (ex-presidente de Estarreja), João Agostinho (ex-presidente de Albergaria), Manuel Soares (ex-presidente de Sever de Vouga), Pedro Ferreira (ex-vereador de Aveiro), Jorge Sampaio (vereador em Anadia), Santos Sousa (ex-presidente da Murtosa), Manuel Oliveira (ex-presidente de Ovar) e Rui Cruz ex-presidente de Vagos).
 
Retirada daqui