sexta-feira, 29 de maio de 2015

ONDE ESTÁ A U.E. QUE DAVA SEGURANÇA E A QUE SOARES PEDIU A ADESÃO?

Uma curiosidade: a UE está a inaugurar um novo tipo de negociações com a Grécia (suponho que para exemplo dos outros).
 
Umas negociações em que um lado, a Alemanha, põe as condições todas e apresenta as únicas propostas negociáveis, e o outro lado, a Grécia, só pode pegar ou largar, sem direito a negociar ou propor seja o que for. Esperemos que o exemplo não vingue, e que se trate só de uma época passageira.
 
Realmente, onde está a UE que parecia dar garantias de Segurança a toda a Europa, e ao Mundo mesmo, e a que Mário Soares pediu para Portugal aderir? Não esta, em que Merkel esqueceu as regras democráticas, para pôr a Ucrânia a ferro e fogo, quando desafiou o povo a rebelar-se na Praça de Maiden (ou seja, da Independência), precisamente num momento em que o Parlamento do País estava a derrotar constitucionalmente todas as posições pró-russas, incluindo o Presidente da época e o seu partido.
 
Ou em que, com a Alemanha a mandar, a UE está sem estratégia relativamente à loucura perigosíssima do radicalíssimo Estado Islâmico. Ou em que os países periféricos estão a ser impiedosamente cilindrados por uma política sem luz ao fundo do túnel. Ou quando um único país impõe negociações em que só contam as suas posições.
 
Onde estás UE que eu amava, e em que confiava?
 
Pedro D'Anunciação, aqui