A peregrinação do 13 de maio levará ao Santuário de Fátima mais de 35 mil pessoas, que estão a terminar (ou já o fizeram) o percurso rumo à Cova da Iria. Os peregrinos são oriundos de 24 países, entre os quais Portugal.
Os peregrinos “vêm de todo o país e já não só do norte, de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muitos grupos são de centenas de pessoas”, pode ler-se numa nova do Santuário, citada pela Agência Ecclesia.
Nestas celebrações do 97.º aniversário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo uma operação de segurança, que arrancou no passado dia 5 e se prolonga até 13 de maio.
“A operação tem em vista contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento”, realça a GNR no seu site.
O policiamento daquela autoridade tem privilegiado a segurança nas vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes ao santuário.
A peregrinação de 2014 apresenta como tema ‘Mãe do amor misericordioso’. Termina na terça-feira, 13 de maio, às 10h00, com as cerimónias da Eucaristia, da bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.
Retirada daqui
