sexta-feira, 25 de abril de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

O êxito da trilogia As cinquenta sombras de Grey (375 mil exemplares vendidos em Portugal) catapultou a literatura erótica para a linha da frente das prioridades editoriais. Um filão que parece longe de esgotado.

Encontrar, até há um par de anos, um romance erótico nas livrarias portuguesas não era tarefa impossível... mas quase. Além da oferta residual, os títulos disponíveis eram remetidos para estantes inacessíveis, como se pudessem ferir o olhar dos leitores puritanos.

O que mudou entretanto para que o´género erótico passasse a estar em “toda” a parte? Cláudia Gomes, responsável pela chancela 5 Sentidos, não duvida da importância do fenómeno Cinquenta sombras de Grey”, de E. L. James, responsável por “ter tirado este género da ‘sombra’”. Os 375 mil livros vendidos em Portugal pela popular trilogia não só vieram provar que os livros eróticos também podem ser “best sellers”, como desmistificaram a ideia de que apenas as mulheres os consomem. Movidos pela curiosidade, muitos homens também se renderam à história protagonizada por Anastasia Steele e pelo experiente Christian Grey.

Ao ultrapassar o universo de leitoras habituais do género – que José Prata, editor da Lua de Papel, estima em apenas 20 mil –, os romances de E. L. James abriram uma verdadeira “caixa de Pandora”.
De súbito, apareceram chancelas especificamente voltadas para o erotismo, interessadas em explorar o filão. As coleções já existentes, por seu turno, reforçaram a aposta, beneficiando também da maior visibilidade dada pelas livrarias.

O fenómeno extravasa em muito a componente literária, defende Cláudia Gomes, para quem “muitos dos tabus à volta dos temas têm perdido expressão”. “Fala-se mais abertamente”, resume.

Se a popularidade de que goza este género é hoje irrefutável, prever que a moda se prolongue no tempo talvez seja otimismo a mais. É o próprio responsável pela Lua de Papel quem o admite: “Imaginemos uma pedra a ser atirada a um lago; provoca uma série de ondas, mas, passado algum tempo, volta à ondulação normal. Vai acontecer aqui a mesma coisa: Cinquenta sombras foi a pedra que provocou a primeira e maior das ondas, vários livros publicados a seguir foram as réplicas e em breve voltará tudo ao mesmo”.

Retirada daqui