sexta-feira, 4 de abril de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

Em apenas dois anos, a Index Books, editora especializada em ebooks de literatura gay, alcançou mais de 50 mil downloads.

As vendas acumuladas dos 11 títulos que já publicaram superam os objetivos iniciais traçados pelos responsáveis. Os números, já respeitáveis, ganham ainda maior significado se se disser que o Brasil representa mais de 80% das vendas. Ou ainda que os downloads foram feitos em mais de 50 países.

Portugal, com três mil ebooks vendidos, aparece logo a seguir. Estados Unidos, Alemanha e França são outros mercados de relevo.

O êxito, segundo o editor João Máximo, não é alheio à “reduzida oferta“ da literatura LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgénera) de qualidade, tanto em Portugal como no Brasil. “Os leitores estão ansiosos por este tipo de obras e, quando surgem, se são de qualidade e a preços sensatos, compram”, frisa. Apesar da boa aceitação do formato eletrónico, a Index afirma não desprezar o papel.

“Se alguma editora tradicional se mostrar interessada no nosso catálogo para imprimir em papel e distribuir pelos circuitos normais, teremos todo o gosto em nos sentarmos para conversar sobre o assunto”, garante o editor.

Entretanto, já está à venda (download gratuito do ebook) o livro de Paulo Azevedo Chaves e Raimundo de Moraes, Poemas Homoeróticos Escolhidos, uma coletânea de poesia que reúne poesia dos autores e oito traduções de grandes poetas como Cassiano Nunes, António Botto, Walt Whitman, Abu Nuwas, Federico Garcia-Lorca, Luís Cernuda, Jean Genet, Constantino Cavafy ou Paul Verlaine.
(Sérgio Almeida)

Retirada daqui