sexta-feira, 25 de abril de 2014

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM OLIVEIRA DO BAIRRO

Foi retirado do programa comemorativo do 40º aniversário do 25 de Abril de 1974, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Oliveira do Bairro, o lançamento do livro “40 anos de Abril – Memórias de Oliveira do Bairro”, uma iniciativa da Comissão Permanente da Assembleia Municipal, que reúne vários discursos proferidos em sessões evocativas da data e ainda testemunhos de munícipes que viveram e testemunharam a passagem do antigo regime para a Democracia.

Para além da Sessão Solene de evocação da Revolução dos Cravos, a que se juntam as cerimónias de homenagem aos ex-combatentes e um desfile pela Alameda da Cidade, entre outras iniciativas, destacam-se a exposição “40 anos, 40 imagens”, onde estarão expostas 40 capas seleccionadas do Jornal da Bairrada.

Entretanto, por alegadas "razões processuais" comunicadas por carta dirigida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aos que colaboraram na elaboração do referido livro, a apresentação do mesmo será substituída por uma breve alusão para agradecimento aos ditos colaboradores.
Programa
9h00 | Concentração junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto.

9h15 | Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar com a presença do Núcleo da Liga dos Combatentes de Oliveira do Bairro, Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, Senhor Padre João Carlos e Banda Filarmónica da Mamarrosa, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto.

10h00 | Deposição de flores no monumento aos Combatentes da Grande Guerra, na Praça da República.

10h10 | Desfile pela Alameda da Cidade com a atuação da Banda Filarmónica da Mamarrosa.

10h30 | Hastear das Bandeiras, no exterior do edifício dos Paços do Concelho.

10h40 | Breve alusão para agradecimento a todos aqueles que colaboraram na elaboração do livro "40 Anos de Abril - Memórias de Oliveira do Bairro", no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

11h00 | Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre.

11h45 | Inauguração da Exposição “40 anos, 40 imagens” pelo Presidente da Câmara Municipal, Diretora do Jornal da Bairrada e com uma intervenção de Ricardo Regalado, na Sala de Exposições da Câmara Municipal.

12h00 | Espumante de Honra.