quarta-feira, 9 de abril de 2014

CHERNE DE RABO NA BOCA

A entrevista de Durão Barroso ao "Expresso" foi, para muitos, o grande tema da semana

Mas, aquela que era suposta ser a grande surpresa da entrevista - a proposta de um candidato às presidenciais com o apoio do PS/PSD e CDS - acabou por se perder soterrada na avalanche provocada pelas declarações

A entrevista de Durão Barroso ao "Expresso" foi, para muitos, o grande tema da semana. Mas, aquela que era suposta ser a grande surpresa da entrevista - a proposta de um candidato às presidenciais com o apoio do PS/PSD e CDS - acabou por se perder soterrada na avalanche provocada pelas declarações, de Durão, sobre o BPN. Não leiam isto como uma crítica. Estar soterrada é óptimo. Eu tinha uma alternativa pior.


Cavaco Silva já tinha avisado que não era sensato haver muito barulho nesta campanha eleitoral que se avizinha. Barroso quer esvaziar as próximas presidenciais. Desde que está na Comissão Europeia, Durão detesta eleições sem resultados pré-combinados. Durão quer um Presidente da República com o apoio do PS/PSD/CDS, porque receia que se o PR tiver só o apoio do PSD e do CDS pode querer pirar-se a meio do mandato. Quer, para Portugal, um triunvirato de apoio ao PR como o aquando da invasão do Iraque. Ele alega que o Bloco de Esquerda tem armas químicas.



Só para passar o tempo, vamos lá imaginar um nome que pudesse ser apoiado pelos três partidos. Não conta o Papa Francisco. Já pensaram? Bruno de Carvalho não vale porque está entregue à missão divina. A Assunção Esteves está queimada... Não é fácil, pois não? Em quem é que Durão estaria a pensar? Santana Lopes... Hum. É possível porque ele não tem imaginação para mais, mas eu acho que ele estava a pensar nele próprio. Porquê? Porque ele está sempre a pensar em si próprio e porque ele, lá onde está, não ouve o que aqui se diz.



Sendo assim, desde já me oponho à candidatura de Durão Barroso. Acho que é inconstitucional. Mais facilmente aceito o Fernando a jogar na nossa Selecção que o Durão Barroso. Já não falo da questão do peso, mas o Durão é mais alemão que português. Se optou por ser estrangeiro, não pode ser candidato à Presidência da República.



O que se diz por aí é que Durão não se safou na NATO, mas está a ver se fica na UE. Portanto, acho que apoiar a eleição de Durão Barroso a um cargo qualquer importante na Europa, ou assim, é uma questão patriótica, seja qual for o ponto de vista. Se a justificação - ter um português num cargo qualquer importante na Europa ou assim -, pouco lhe diz, o facto de Durão Barroso não regressar ao nosso País tem de tocar fundo no seu amor à pátria. Deixem lá estar o Barroso, num cargo catita europeu que também é pago por nós, mas é a dividir por vinte e sete.



Quanto às declarações que deram que falar, Durão Barroso disse que, enquanto foi PM, chamou por três vezes o então governador do Banco de Portugal a São Bento para "saber se aquilo que se dizia do BPN era verdade". Constâncio diz que nunca recebeu qualquer informação sobre possíveis irregularidades e não recorda qualquer convocação exclusivamente sobre o BPN. Se pensarmos que estamos perante o presidente da Comissão Europeia, e o vice-presidente do BCE, compreendemos melhor a crise.



Depois desta troca de galhardetes, em público, entre o presidente da Comissão e o vice-presidente do BCE, sinto que, para dignificar o nosso Portugal, agora, podia vir o cão do Obama fazer cocó na sala.


 TOP 5
CHERNE
  
 1  Automóvel: Autoeuropa investe 670 milhões de euros e cria 500 postos de trabalho até 2019 - merecia que lhes saísse um Audi.


 2  Ouvido no elevador. "Vou ao concurso do Audi com 38 cupões" - agora, imagina com quantos vai o Belmiro... Ouvi dizer que o sorteio é feito pelo Marques Mendes, que mergulha numa tômbola, e sai de lá enjoado, mas com um cupão.



 3  FC Porto pediu uma indemnização de um milhão de euros ao portista Miguel Sousa Tavares - mas vai fazer uma bancada com o nome dele. Ingratos! Agora, só falta o Salgado escrever artigo a dizer mal do Sousa Tavares.



 4  Seguro compromete-se a criar condições para numa legislatura acabar com sem-abrigo - Racumin nos cantos das ruas.



 5  Almofada financeira do Estado custou 435 milhões em 2013 - o que acho ingrato é ter a almofada mais cara do mundo e sermos lixo. Uma coisa é certa: com o que Moreira Rato gastou, vai-lhe sair o Audi de certeza.


João Quadros, aqui