sexta-feira, 21 de março de 2014

SUGESTÃO DE CULINÁRIA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


SALMÃO ASSADO COM FUNCHO E SALADA DA PRIMAVERA

Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de salmão
1 limão
Sal e pimenta q.b.
1 bolbo de funcho com rama
Azeite q.b.

Salada de Primavera:
Alface + rúcula ou mistura de salada verde
1 tomate 
1 cenoura
¼ de couve roxa
10 cogumelos
6 rabanetes
Croutons q.b.

Sal, azeite e vinagre q.b.


Preparação:
Tempere os lombos de salmão com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Lave o funcho retire-lhe a rama e corte-o em fatias finas. Coloque metade do funcho num tabuleiro que vá ao forno, tempere com umas pedrinhas de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Por cima do funcho coloque os lombos de salmão e por cima deste disponha o restante funcho. Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o funcho estar macio.
Entretanto prepare a salada primavera. Numa saladeira coloque as folhas verdes previamente lavadas. Descasque e rale a cenoura, corte a couve roxa em juliana fina e junte tudo na saladeira assim como os rabanetes em rodelas e o tomate em cubinhos.
Lave e lamine os cogumelos e leve-os a saltear num frigideira juntamente com um fio de azeite. Tempere de sal e quando estiverem cozinhados retire-os e deixe arrefecer. Junte-os depois à salada assim como os croutons e tempere a salada com sal, azeite e vinagre mesmo antes de servir.
Sirva a salada juntamente com o salmão, previamente decorada com um pouco da rama do funcho e umas batatinhas primor assadas ou cozidas.


Bom Apetite!


Retirada daqui