sábado, 1 de março de 2014

PASSEAR O CÃO E ENCONTRAR UMA FORTUNA

Um casal residente no estado norte-americano da Califórnia encontrou moedas de ouro no valor de 7,3 milhões de euros quando passeava o cão.

O casal encontrou 1427 moedas de ouro raras e em perfeito estado de conservação enterradas à sombra de uma árvore antiga numa propriedade sua em Gold County, no estado da Califórnia.

Quase todas as moedas, que datam de 1847 e 1894, estão exatamente como saíram da fábrica, afirmou David Hall, co-fundador do Serviço de Classificação de Moeda Profissional de Santa Ana, que autenticou o achado.

Apesar do valor impresso nas moedas somar cerca de 27 mil dólares (cerca de 19,6 mil euros), algumas delas são tão raras que especialistas em moedas dizem que podem alcançar um valor aproximado de 730 mil euros cada uma.

O casal permanece anónimo, para evitar uma corrida ao ouro na sua propriedade, e é representado por um especialista em moedas raras, Don Kagin. Segundo revelou, o casal é de meia idade, vive há muitos anos na propriedade rural onde as moedas foram encontradas e não sabe como aquele tesouro foi lá parar.

Planeiam colocar a maioria das moedas à venda através do site da Amazon, ficando apenas com algumas de lembrança. O casal vai usar o dinheiro para pagar as contas e fazer doações anónimas para serviços de caridade locais.

David McCarthy, chefe de numismática da empresa Kagin's Inc., revelou que o achado é particularmente valioso devido ao facto de as moedas estarem em estado quase perfeito. Isso significa que quem quer que tenha guardado as moedas o fez assim que elas foram colocadas em circulação.

O dinheiro em papel era ilegal até ao ano 1870, por isso é extremamente raro encontrar qualquer moeda anterior a esse período com tanta qualidade.

Retirada daqui