segunda-feira, 17 de março de 2014

FALAR EM PÚBLICO

Speak Fearlessly, um blog que fornece dicas, técnicas, estratégias, recursos e sugestões sobre como ser um orador mais eficaz, revela os 10 erros mais comuns de uma apresentação em público. Esteja atento, esforce-se para os evitar e torne-se num melhor orador.


1. Usar pequenos gestos e movimentos 
A maioria dos oradores inexperientes tem receio de “ocupar muito espaço”. Esta hesitação surge como um pedido de desculpas para o público e mostra insegurança.

2. Não gastar energia suficiente
Este erro transmite desinteresse e falta de entusiasmo e, como consequência, o público irá sentir-se da mesma forma. Aumente o nível de energia e capte a atenção dos que o ouvem. Projete mais confiança e personalidade.

3. Não preparar a apresentação
Muitos oradores não sabem como se preparar, focando-se apenas nos meios de comunicação que vão utilizar. Pesquise bastante sobre o assunto para que se sinta confiante e preparado para responder a qualquer pergunta.

4. Não praticar o suficiente
Este é um dos maiores erros que pode cometer. Faça um ensaio com um público de confiança, amigos, familiares, colegas, por exemplo. É uma forma de aumentar a sua confiança e de saber quais foram os seus pontos fortes e fracos e, assim, poderá corrigi-los.

5. Apresentações centradas em dados

Os dados são importantes para sustentar a sua apresentação, mas se se centrar apenas neles não vai dizer nada de novo. O truque é apresentar esses dados enquanto conta uma história.

6. Jogar pelo seguro

Quando o conteúdo da apresentação é muito óbvio, normalmente, torna-se desinteressante. A capacidade mais importante num orador é a de atrair a atenção e tal só é possível correndo alguns riscos. Use a sua criatividade!

7. Tentar parecer perfeito
Se quer ser visto como credível, não tente ser demasiado perfeito, o público vai ficar desconfiado. Conte histórias de algum momento em que cometeu erros e revele o que aprendeu.

8. Levar-se demasiado a sério
Muitos oradores tendem a ser muito sérios e formais, mas se se mostrar mais natural e informal a sua apresentação será mais cativante e autêntica. Além disso, pode dar a ideia de que se acha superior aos outros. Ao falar de uma forma mais informal, o público estará mais disponível para confiar em si.

9. Apresentar muito material
Não utilize todo o material que tem, selecione. Planeie a sua apresentação porque, muitas vezes, o discurso real demora mais 25% ou até mais do tempo previsto, dependendo das reações do público.

10. Não tenha pressa
Fale calmamente para que as pessoas o acompanhem e percebam o que está dizer. Assim, vai mostrar-se mais confiante e vai ter mais tempo para exprimir melhor o seu pensamento.