quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

E É SÓ ESTE? CADÊ OS OUTROS?

O deputado socialista Rui Duarte foi esta semana alvo de um pedido de averiguação no Ministério Público (MP) e no Tribunal de Contas, por causa de presenças registadas na Assembleia da República (AR) numa altura em que terá estado no Brasil. 

Duarte, que encabeça uma das duas listas candidatas às eleições de amanhã na concelhia do PS de Coimbra, relaciona as queixas com a disputa local.

A averiguação foi pedida esta quarta-feira pela secretária-coordenadora da secção da Sé Nova. Cristina Martins relata que Rui Duarte terá estado "no Brasil, no dia 15 de Dezembro de 2012", o que "se deveu à presença na celebração do casamento do seu irmão". Nessa altura, porém, o deputado "tem presenças na AR" registadas. 

Questionada pelo SOL, a dirigente justificou que "os políticos devem ser transparentes e prestar contas aos eleitores", acrescentando que já confrontou o deputado com o assunto, mas sem resposta. No ano passado, a dirigente participou ao MP a falsificação de 600 fichas de militantes pouco antes das eleições para a federação do PS-Coimbra, inquérito que está em curso.

Ao SOL, Rui Duarte recusou negar ou confirmar qualquer facto. "Apelo à serenidade dos militantes. As eleições realizam-se sábado nas urnas e não na véspera, nos jornais", declarou.

No site da AR, o deputado tem presenças registadas nos plenários de dias 12 e 13 de Dezembro (4.ª e 5.ª-feira), uma falta no dia 14 (6.ª) justificada com «força maior», falta na comissão parlamentar de Educação no dia 18 (3.ª), presenças nos plenários de 19 e 20 (4.ª e 5.ª) e nova falta por "força maior" no de 21 (6.ª).

As presenças são registadas por via electrónica, quando os deputados inserem as respectivas passwords e logins nos computadores, nos seus lugares no plenário.

Ana Paula Azevedo, aqui