sexta-feira, 15 de novembro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


Símbolo da resistência ao fundamentalismo, Malala, a adolescente que foi atacada pelos talibãs há um ano, vê agora a sua história publicada em livro, já disponível nas livrarias portuguesas.

Editado pela Presença, Eu, Malala conta o percurso da jovem que já discursou nas Nações Unidas, viu o seu nome ser cogitado para o Nobel da Paz e foi considerada pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Malala Yousafzai foi vítima do regime talibã paquistanês a 9 de outubro de 2012, quando regressava a casa vinda da escola. A carrinha onde seguia foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem.

Mas a história de coragem de Malala remonta a 2009, ano em que iniciou um blogue para a BBC Urdu sobre o modo  de vida imposto pelos terroristas à generalidade da população, sobretudo às mulheres.

Ao seu lado sempre esteve o pai, que a encorajou a seguir os seus sonhos numa sociedade minada por profundos cconflitos, religiosos, políticos e tribais.

Eu, Malala – A minha luta pela liberdade e pelo direito à educação foi escrito pela própria e contou com a colaboração da conhecida correspondente de guerra Christina Lamb.

Retirada daqui