A 18.ª edição da Exposição de Aves Canoras e Ornamentais do COBL (Centro Ornitológico da Beira Litoral), vulgarmente conhecida por Expo-Ave, realiza-se de 31 de outubro a 3 de novembro, no Espaço Inovação, em Vila Verde, Oliveira do Bairro.
Este responsável refere que, “ao contrário de muitos outros ramos de atividade, não podemos falar em crise, pelo menos para nós. Agora não sabemos como é que vão correr as vendas reais. No ano passado, já tinham tido uma quebra”. “Vamos aguardar”, acrescenta.
Entretenimento.
Como fatores de atração, José Carvalho destaca os espetáculos de cães na sexta-feira e sábado; animação de “rua” e ainda vários ateliês de pinturas faciais.
A feira de artesanato, que já faz parte do certame, realiza-se todos os dias, com algumas novidades prometidas. Nas tasquinhas de comes e bebes – que não são exploradas pela associação-, a gastronomia andará à volta do melhor que existe na Bairrada.
Já o concurso de avaliação das aves, acontecerá uma semana antes, com os melhores juízes a avaliarem as aves a concurso. “As aves estão dentro das gaiolas numeradas e os juízes não saberão a quem pertencem”, explica José Carvalho, destacando “o rigor e o profissionalismo que o evento tem”.
Relativamente ao número de visitantes, José Carvalho acredita que “deverá ser superior aos 5 mil visitantes. Há dois anos, registámos seis mil, e no ano passado 5600, pelo que, este ano, o número deverá rondar esse patamar”. O presidente do COBL destaca ainda o “desaparecimento” do 1 de Novembro, enquanto feriado nacional, o que poderá originar alguma quebra em termos de visitas.
Pedro Fontes da Costa, aqui