terça-feira, 17 de setembro de 2013

CARLINDA SANTOS, ‘DE BRAÇO DADO COM A VIDA’

A notícia é pública, e foi assumida e divulgada pela própria Carlinda Santos: foi-lhe diagnosticado um carcinoma invasivo, localizado na mama esquerda, e vive (mais) um momento difícil da sua vida.

Por opção própria, a Carlinda vai submeter-se a um tratamento oncológico numa clínica alemã, cujo custo ultrapassa a sua limitada capacidade financeira.


Os amigos da Carlinda têm manifestado a sua solidariedade de forma apreciável, quer a nível local ou regional, quer mesmo o nível internacional, através da entrega de donativos que vão depositando na conta bancária com o NIB 0033 0000 45440356161 05, e também através da oferta de produtos para venda.

Apesar disso, está ainda algo distante a obtenção dos meios necessários para fazer face ao tratamento a que vai submeter-se na Alemanha, o que determinou a Carlinda a, sem qualquer pejo, pedir ajuda; e face à urgência da situação, propõe-se mesmo vender os móveis da sua sala de jantar ou até mesmo do seu quarto de dormir.

Um dos produtos que foi oferecido à Carlinda, é uma tela da autoria da artista plástica Lara Roseiro, licenciada em pintura pela ARCA/EUAC, de Coimbra, e Mestranda em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

'De Braço dado com a Vida', assim se chama a obra, é uma pintura de 2011, em que a autora utiliza uma técnica mista sobre uma tela quadrada cujos lados têm 1,15m de comprimento.

Galardoada com uma Menção Honrosa 'Aveiro Jovem Criador' (2011), uma Menção Honrosa no II Concurso de Pintura da Área Militar de S. Jacinto, Aveiro (2010), o 2º Prémio na 5ª Bienal de Pintura de Arte Jovem de Penafiel (2008), uma Menção Honrosa na 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde (2007) e o 3º Prémio de Pintura ‘Aveiro Jovem Criador’ (2004), Lara Roseiro tem na observação da vida quotidiana da ‘mulher’ o centro da sua obra, onde ganha destaque a voz feminina que canta o desespero, a paixão, o abandono e a vaidade, em poses e expressões que reflectem o mundo feminino com recurso a características muito singulares de um pintura que evidencia um forte e muito personalizado cromatismo nas suas figuras ‘sombras, os ‘retalhos’ com que são ’vestidas’ (pintadas) as personagens e a sensualidade das suas poses.

Concebida para participar num concurso da fundação rotária portuguesa, a pintura 'De Braço dado com a Vida' evoca uma mulher / vítima (de pobreza? de fome? de violência?) que vê o seu lancinante pedido de ajuda (alimento? dinheiro? paz?) ser correspondido por alguém sem rosto (sem raça, credo ou estatuto social estereotipado), assim cumprindo o lema rotário ‘dar de si, antes de pensar em si’.

Com um preço de mercado nunca inferior a € 1.700,00, a aquisição desta obra constitui não só uma excelente oportunidade de enriquecimento cultural, mas principalmente uma ocasião de ajudar alguém que já ensinou a todos que ‘cancro’ é sinónimo de luta: é por isso que a Carlinda é e será sempre uma eterna guerreira, porque mesmo depois de curada, nunca mais vai poder parar de lutar para vencer esta guerra.

As ofertas para aquisição da referida obra podem ser feitas pelo telefone 916 202 841.