segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EXPOFACIC, SUCESSO SEM PARALELO


Quando achamos que a Expofacic já não tem mais por onde crescer nem como nos surpreender, eis que nos deparamos com uma edição ainda melhor e maior do que a anterior. 

Os números são reais (quem lá vai não tem dúvidas) - cerca de meio milhão de pessoas a passar pelo Parque Expo-Desportivo S. Mateus ao longo de 11 dias, numa média de 40 mil pessoas/dia.

É uma máquina impressionante esta montada pela INOVA E.M., uma empresa municipal como haverá poucas no país. Cantanhede pode orgulhar-se de atrair ao seu concelho empresas de todo o território nacional, representativas de todos os setores anunciados na denominação desta Feira - agrícola, comercial e industrial.


A chave do sucesso terá sido, sem dúvida, a aposta num artista internacional, há dez anos atrás. Daniela Mercury dava o mote para uma senda de sucesso, começando aí a expansão do certame para outras dimensões. Assistir a concertos de grandes artistas a preços acessíveis começava a ser a base de atração de milhares de visitantes. Scorpions, Ivete Sangalo, James; mais recentemente James Blunt, Joss Stone, Mika e este ano, Keane e Steve Aoki - todos passaram pela Expofacic e escreveram linhas nesta história. Vinte e três anos depois, a Expofacic afirma-se como um evento a que não se pode faltar. E onde há sempre motivos para voltar. Sim, porque ver a feira, de fio a pavio, numa só tarde/noite é impossível!

Depois, não é só o cartaz nem os 500 expositores nem mesmo as dezenas de atividades diárias que surpreendem os visitantes. É a envolvência de todas as associações, instituições e empresas do concelho de Cantanhede, que sentem esta feira como sua e dão o litro para que nada falhe.

Uma semana depois de terminar esta edição, já se trabalha na próxima. Tudo é pensado ao pormenor e aí reside o segredo.

É um exemplo que outros municípios tentam imitar. Mas chegar a este nível demora anos e uma grande dedicação. Na minha opinião, imitar não é solução. Mas sim procurar perceber o que cada município tem que o diferencia dos demais e apostar com convicção. 

Exemplos? Mirtilo em Sever do Vouga; vinho em Anadia; cultura e música em Águeda. Cada um tem de perceber onde é mais forte e focar-se. O sucesso surge como consequência natural.

Oriana Pataco
Diretora Adjunta do Jornal da Bairrada