quarta-feira, 17 de julho de 2013

CONHEÇA AQUI O DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO DO CDS-PP À JUNTA DE FREGUESIA DE OIÃ

Minhas Amigas e Meus Amigos,

Precisamos de uma Freguesia diferente, mais social, e mais dinâmica onde as pessoas estão primeiro.

Gentes da nossa Freguesia de Oiã, saúdo-vos, assim como a todas as entidades que fizeram questão de estar presentes neste dia de viragem e que nos honram, com a vossa presença.

Minhas amigas e meus amigos, quero em meu nome pessoal e em nome de toda a equipa que lidero, humildemente agradecer todo o vosso apoio a esta nossa candidatura.


É com muita determinação, e com imperativo de consciência e de cidadania, que quero ser Presidente da Junta e liderar esta grande equipa que me rodeia.

Estamos aqui unidos a dar a cara pela nossa Freguesia, disponibilizando o nosso tempo, para trabalhar em prol de toda a população, convictos e crentes, que vamos ganhar as eleições Autárquicas do dia 29 de Setembro, para que todos nós contribuintes e eleitores, nos possamos orgulhar de pertencer, a esta nossa e querida Freguesia. 

Como para nós, “ As Pessoas estão primeiro”, trago-vos aqui algumas ideias, que quero partilhar convosco e em especial, na Área Social, porque, a situação económica difícil que o País atravessa, não está a ser fácil para todos nós, e em particular, para muitas famílias da nossa Freguesia.

Quisemos e fazemos questão, de nos dirigirmos a todos, mas e em particular, a essas famílias economicamente mais vulneráveis, 

Com esta preocupação, que é de todos nós, estamos já a preparar regulamentos, para serem aprovados na primeira Assembleia de Freguesia, logo e após, a nossa tomada de posse.

Porque a nossa vitória depende de todos, dos contribuintes e eleitores da nossa Freguesia, e que acreditamos que vai acontecer, até porque, com a nossa determinação, capacidade de trabalho, e disponibilidade manifestada por todos nós, aliada à nossa vontade e com o vosso incondicional apoio, e de muitos, mas muitos outros que manifestaram essa vontade, vamos ter uma Freguesia, mais social, mais dinâmica, mais atractiva, e motivadora de fixação de Jovens Casais. 

Queremos e desejamos servir de modelo, para outras freguesias, o que será para todos nós população da nossa Freguesia, um orgulho.

Faço-o com espírito de missão e responsabilidade, como sempre fiz no meu desempenho da vida Pública, como Professor, e Autarca, e reforço, esse serviço de missão e responsabilidade,

1 - O dinheiro que um Presidente de Junta teria por direito, e de acordo com a lei, será destinado ao apoio no pagamento de propinas a estudantes residentes e recenseados na nossa Freguesia, com bom aproveitamento, e que pretendem entrar na Universidade, mas que, por razões económicas dos seus pais, não lhes é permitido esse acesso. Em troca, estes mesmos jovens vão prestar um serviço público à nossa Comunidade, em diversificadas actividades e nas diferentes áreas enquadradas na sua vida escolar durante o seu período de férias Universitárias.

2 - Também pretendemos, todos os anos, e no dia de aniversário, da Elevação de Oiã a Vila, distinguir e premiar, jovens estudantes, cujos pais tenham dificuldades económicas, mas que, esses mesmos jovens se tenham destacado na Escola, através, do seu aproveitamento Escolar e que infelizmente, e por razões económicas, não beneficiam da possibilidade que muitos têm, de ter em casa, uma boa biblioteca, um computador, entre outras mordomias e que, muitas das vezes ao fim de um dia de aulas, ainda têm que ir ajudar os pais nas tarefas agrícolas, ou outras, que permitem um melhor sustento da família.

3 - Também, nesse mesmo dia de Aniversário de Elevação a Vila, pretendemos fazer História.Em parceria, com as IPSS,s, Escolas e movimento Associativo, e toda a população da Freguesia, queremos que todos participem na investigação: Como foi dado o nome a cada uma das nossas aldeias e Vila? O porquê?Assim, saberemos melhor conhecer e saber, porque foi dado esse nome à nossa terra. A isto chama-se afirmar a nossa Identidade.

4 - Também pretendemos, no Aniversário de elevação de Oiã a Vila, prestar homenagem e reconhecer Mulheres e Homens, Empresas e Empresários e ainda as Instituições da nossa Freguesia, que se tenham destacado e continuem a destacar nas diferentes actividades, em benefício e melhoria da qualidade de vida das populações e que tenham levado bem longe o bom nome da nossa terra e da nossa Freguesia.

5 - Também pretendemos apoiar com uma comparticipação de 10%, tipo “Cartão Medicamento”, na aquisição de medicamentos na Farmácia da Vila de Oiã, as mulheres e homens, residentes e recenciados na nossa Freguesia, com 65 anos ou mais, e que muitas das vezes, por dificuldades económicas vão à farmácia para levantar os medicamentos, mas, como não têm possibilidades de efectuar o pagamento, não trazem esses mesmos medicamentos para casa fazendo com que, a sua saúde fique mais debilitada.

6 - Vamos também criar um “Gabinete de apoio Jurídico” para aconselhamento e apoio, à população da nossa Freguesia. Este gabinete, irá também dar apoio, colaboração, e aconselhamento, a todos os emigrantes que residam na nossa Freguesia e que necessitam de tratar da legalização ou outros assuntos relacionados.Minhas amigas, meus amigos, Gentes da nossa Freguesia, deixei-vos aqui algumas ideias novas, daquilo que vamos fazer.No entanto questionam vocês?

7 - E os Arruamentos, os Caminhos Rurais, as Fontes, as Valetas, os Jardins, os Cemitérios, os Cursos das diferentes Artes, os Parques, o Almoço de Natal e Convívio dos menos Jovens, a Festa de Natal das Crianças, as Associações, entre muitas outras actividades que fazem parte das competências e deveres de um Executivo da Junta de Freguesia.

Contam connosco, cá estaremos com empenho e dedicação, sentido de responsabilidade e de prestação de serviço público, para que, de uma forma devidamente planificada e organizada, darmos cumprimento aos anseios e necessidades de toda a população. 

E no que diz respeito a todas essas Áreas, muito brevemente será dado conhecimento, no nosso programa Eleitoral, onde vão ainda surgir outras acções inovadoras, e como pretendemos utilizar os dinheiros públicos, que mais não são, que os dinheiros dos nossos impostos. Por isso, temos o dever e obrigação de ser muito rigorosos na gestão destes dinheiros públicos, que são dinheiros dos nossos impostos, dinheiro de todos nós.

E as questões de Segurança, um dos problemas que neste momento é a prioridade das prioridades na nossa Freguesia.

O Pavilhão Gimnodesportivo e Piscina tão prometidos?Estas questões foram já abordadas, pelo Paulo Caiado, futuro Presidente da Câmara, que acredito que serão tratadas, de acordo com as prioridades que elas exigem. 

Minhas Amigas e Meus Amigos, fiquem cientes, até porque me conhecem bem, que irei ser muito exigente e persistente com o futuro Presidente de Câmara e não descansarei, enquanto não vir a minimização, e resolução destes problemas, bem como, de outros que eventualmente possam surgir.

É com esta determinação, é com esta garra e com esta vontade, que quero ser Presidente da Junta de Freguesia de Oiã e liderar toda esta equipa, que tendes aqui presente e á vossa Frente.

Querem ou não querem, um Presidente de Junta diferente?

Querem ou não querem?

Aqui estamos, para fazer, essa mudança.

Minhas Amigas e meus Amigos, todos juntos nunca somos demais, precisamos de todos e queremos trabalhar para todos. 

Viva, a População da Freguesia de Oiã.

Viva, a Freguesia de Oiã.

2013/07/13
Prof. Victor Oliveira