segunda-feira, 1 de julho de 2013

CONCENTRAÇÃO INVULGAR DE JAMANTAS NA ILHA AÇORIANA DE SANTA MARIA

Turistas do Norte da Europa com elevado poder de compra estão a procurar em grande número Santa Maria, nos Açores, para efetuaram mergulho com jamantas, que na ilha se concentram em quantidades invulgares.

"Durante muitos anos participei em campeonatos internacionais de mergulho e ganhei alguns prémios. 


Possivelmente, Santa Maria é o melhor lugar da Europa para mergulhar, sendo que a concentração na ilha de jamantas [espécie de peixe, também conhecida por manta] de várias espécies é excecional no mundo", refere Artur Silva, fotógrafo do mundo subaquático e empresário madeirense ligado a duas empresas de atividades náuticas.

Artur Silva, que no próximo verão vai abrir uma unidade hoteleira de quatro estrelas para apoiar o mergulho em Santa Maria, afirma que as jamantas "andam em cardumes" na ilha e surgem devido às correntes quentes e migrações.

"Há que preservar a passagem das jamantas pelos Açores porque é uma forma de promoção e constitui, efetivamente, um mergulho bastante diferente. Isso é fundamental".

O empresário, que pretende cativar clientes do mercado dos EUA e do Canadá, aponta os alemães, holandeses e ingleses como potenciais consumidores do mergulho enquanto produto turístico, e diz que o mercado nacional também é "importante", mas, devido à crise, "retraiu-se".

Paulo Reis, do Centro de Mergulho Paralelo 37, considerado um dos pioneiros do mergulho com jamantas em Santa Maria, em montes submarinos como o Ambrósio, explica que este tipo de atividade começou a ter lugar com maior regularidade há cerca de 10 anos.

"Inicialmente houve um operador que colocou uma boia que começou a servir de referência às jamantas, que começaram a procurar os montes submarinos devido à afluência de nutrientes, tendo estas vindo a aumentar de número de ano para ano", explica o empresário.

Paulo Reis destaca que há "cada vez mais gente" para mergulhar com estes "animais fantásticos" e que, pela primeira vez, este ano, o número de estrangeiros "vai ultrapassar" o número de nacionais, com destaque para os espanhóis, alemães e austríacos.

Paulo Reis explica que as jamantas possuem cerca de três metros de envergadura, em média, que se chegam por vezes até menos de 10 centímetros dos mergulhadores e que são "extremamente fotogénicas".

"Vai-se a África do Sul para se ver os elefantes e aos Açores para ver as jamantas ou os tubarões azuis", refere.

Paulo Reis estima que, com uma viagem de avião, estadia na ilha, alimentação e algum consumo no comércio local, a par do mergulho, cada adepto que vai aos Açores, pelo período de oito a 10 dias, tenha um impacto entre 1.500 e 2.000 euros na economia local.

Atualmente existem vocacionadas para o mergulho seis empresas com 10 barcos a operar na ilha de Santa Maria.

Retirada daqui