domingo, 23 de junho de 2013

ESTA NOITE HÁ 'SUPER LUA'

"Super Lua" nos céus este domingo
Este domingo a lua convida-o a olhar para o céu

A "Super Lua" fará a lua cheia aumentar o tamanho em 14% e atingir um brilho 30% superior, comparado com situações normais. 

O fenómeno só voltará a repetir-se dentro de 18 anos, informa o Observatório Astronómico de Lisboa.


A Lua vai estar este domingo maior e mais brilhante do que o habitual. O acontecimento deve-se à coincidência da lua cheia ocorrer no perigeu orbital, ponto da órbita da Lua mais próxima da Terra, que "dá origem a uma Lua 14% maior em tamanho e 30% mais brilhante do que a lua cheia no apogeu", segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Contudo, este domingo, o tamanho e o brilho será ainda maior, uma vez que a lua cheia estará apenas a 21 minutos de distância do perigeu orbital, explicou Rui Agostinho, diretor do OAL, em declarações à Agência Lusa.

Se o céu estiver limpo, a "Super Lua" poderá ser avistada entre as 21.05 horas, quando nasce, e as 6.14 horas de segunda-feira, quando se põe. O fenómeno pode ser visto a olho nu, mas também com o auxílio de binóculos e telescópios. Fica, no entanto, o aviso para quem observar a olho nu: quando a "Super Lua" estiver próxima do horizonte, o seu tamanho visível não corresponderá ao real devido a uma reconstrução do nosso cérebro.

"É um efeito ótimo, uma construção do cérebro", realça o diretor do OAL.

Para assinalar o acontecimento, o Observatório Astronómico de Lisboa vai organizar uma sessão de observação aberta ao público, a partir das 20.20 horas deste domingo. O evento vai permitir ver os vales, mares, crateras e montanhas da superfície da Lua.

A 14 de agosto de 2014, a Lua voltará a estar mais próxima do perigeu, mas num acontecimento sem estas características, dado que a órbita da Lua não é constante, assumindo a forma de uma elipse.

Retirada daqui