Preocupado com a situação e inspirado nas novas correntes educacionais, 'FalemosSinceramente' deixa aqui um exemplo da orientação que, no estrito cumprimento das políticas ministeriais e a bem de modernidade, deve passar a ser adoptada pelos senhores professores, e de uma forma muito concreta por aqueles que querem ver as suas escolas e os seus alunos reconhecidos como os melhores do país.
6 + 7 = ?
A. EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B. ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número sete; O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição.
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos e a sua intenção era, portanto, boa.
C. AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa. Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
D. CONCLUSÃO:
Em consequência, pode atribuir-se um "EXCELENTE" e afirmar convictamente que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!