terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ERA UMA VEZ...

JOCA E OS LOBOS

Naquelas manhãs frias, frias, frias, em que as ruas que vão dar à escola estão como gelo e as frieiras dos pés ardem, por dentro das botas, e o nariz pinga, por fora do cachecol, o Joca, ainda no quente fofo da cama, põe-se a tiritar de falso medo

Joca: Mãe, mãe, hoje é o Dia Mundial do Lobo. 
Mãe: Não sabia dessa. Mas levanta-te. Despacha-te. 

Joca: Hoje é o dia de protecção ao lobo, que é um animal que está a acabar. 
Mãe: Uma espécie em vias de extinção, queres tu dizer. Mas levanta-te. 

Joca: Hoje não se pode fazer mal aos lobos. Eles vão andar por todo o lado, aos montes? 
Mãe: Em alcateia, queres tu dizer. Despacha-te. 

Joca: E não se lhes pode fazer mal. Vão andar nas ruas, nos autocarros, à porta das escolas? 
Mãe: O que tu queres dizer sei eu, Joca. Deixa-te de invenções e despacha-te. 

Joca: A nossa professora vai convidar lobos para comerem connosco, na cantina. 
Mãe: Boa ideia. Partilhas com eles do teu almoço. Levanta-te, Joca, que já estás atrasado. 

Joca: Mas os lobos comem imenso e não gostam de sopa nem de alface nem de pastéis de bacalhau. Eu tenho medo de, logo à noite, não chegar a casa inteiro. 
Mãe: Chegas. Tenho a certeza. Levanta-te, Joca, ou puxo-te por um braço e sais da cama magoado. 

Joca: Os lobos vão fazer ginástica connosco. E vão jogar à bola, no recreio. Sabias que os lobos não gostam de perder? 
Mãe: Não sabia nem isso, agora, interessa. Levanta-te, Joca. 

Joca: Quando os lobos perdem, dão dentadas nos outros. 
Mãe: Nos adversários, queres tu dizer. Mas, se assim acontecer, o árbitro expulsa-os do jogo. 

Joca: Mas os árbitros, hoje, são todos lobos. Estão feitos com eles. 
Mãe: Já chega, Joca. Levanta-te ou eu zango-me. E, quando eu me zango, uivo. 

Joca: Tu uivas, mãe? 
Mãe: Claro que uivo. Queres ouvir: Uh! Uh! Uh! Se não sais da cama como-te cru. 

O Joca riu-se. Fartou-se de rir. E a rir-se, desmanchou a cama e saltou para o chão. 

Joca: Tenho uma mãe-loba! Tenho uma mãe-loba! 
Mãe: E tu és o meu lobinho. 

Joca: Somos lobos. Uh! Uh! Uh! Hoje é o nosso dia. 
Mãe e filho juntaram num abraço riso e uivos, como numa gruta de lobos felizes. Daqueles dois seria sempre cada dia, fizesse o frio que fizesse lá fora. O calor do abraço deles estava ali pronto para vencer e derreter o gelo todo do mundo.

António Torrado e Cristina Malaquias, aqui