quinta-feira, 6 de setembro de 2012

É PALESTINIANA A MAIS JOVEM (15 ANOS) PRESIDENTE DE CÂMARA DO MUNDO

Bashaer é a mais nova presidente de câmara do Mundo
Na cidade palestiniana de Allar vivem mais de oito mil pessoas, um número que Bashaer Othman, a nova presidente da câmara, de apenas 15 anos, diz ser fácil de governar.

Aos 15 anos, esta jovem palestiniana tornou-se na mais nova presidente de câmara do Mundo, ao ser escolhida para o cargo através de um programa educacional para a juventude, que lhe permite "governar" a cidade durante dois meses, com o apoio do presidente da câmara regular, Sufian Shadid (que lhe "passou o "poder para as mãos" durante esse período). Mas Bashaer Othman não se assusta com a nova responsabilidade e até aspira a voar mais alto. "O verdadeiro desafio será quando me tornar ministra, então terei de governar todos os palestinianos, e não apenas oito mil", diz.

Para esta líder ambiciosa, o cargo fez com que se "apaixonasse" pela política e pelo trabalho social, levando-a a considerar a possibilidade de tirar um curso internacional que lhe abra outras perspectivas futuras. E as suas ideias são muito claras: "Os palestinianos precisam de um verdadeiro líder, e eu quero fazer parte dessa liderança", conta à CNN.

Após ter ocupado o cargo, Bashaer já esteve presente em várias reuniões com Sufian Shadid, fez alguns discursos políticos e até assinou novos projetos para a sua cidade. Com efeito, a jovem presidente da câmara não perde tempo, e apesar de estar apenas há um mês no cargo (o seu mandato é de dois meses), já trouxe algumas ideias novas para a sua cidade. Uma delas é implementar uma unidade de proteção civil em Allar, mas não só. "Quando há um incêndio, as pessoas costumam esperar pela chegada dos bombeiros de uma cidade vizinha, por isso, estou a trabalhar na criação do nosso próprio corpo de bombeiros, com seis quartéis espalhados pela cidade".

Mas o projeto que mais a apaixona é a renovação da Biblioteca Municipal porque, diz, "penso que tudo começa com uma boa educação". Bashaer, que costuma concorrer a vários concursos de poesia em Allar, acredita que os jovens palestinianos poderão começar a sua educação através da leitura, e para isso é necessário modernizar a biblioteca da cidade. "A nossa biblioteca está parada há anos, os livros são velhos e ninguém tem prazer em parar aqui um bocado para os ler. É preciso modernizá-la", diz com entusiasmo.

Luís Manuel Cabral aqui