sexta-feira, 17 de agosto de 2012

2ª ETAPA DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA PARTE HOJE DE OLIVEIRA DO BAIRRO E TERMINA NA TROFA

No passado dia 15 começou mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

A prova rainha do ciclismo nacional iniciou no feriado religioso num prólogo em Castelo Branco e irá percorrer vários locais do país. Depois da primeira etapa, a maior com 200,8 km, que ligou as Terras de Monfortinho a Oliveira do Hospital, a “caravana” da Volta tem hoje pela frente uma etapa de 190 km que inicia em Oliveira do Bairro e termina na Trofa. A meta estará na zona envolvente à estação ferroviária, que o ano passado foi local de partida da 1ª etapa da competição.

A etapa de hoje é composta por três metas volantes, em Águeda, em Lordelo (Paredes) e em território trofense, na freguesia de S. Romão do Coronado. Depois de passar na Agrela, Água Longa e Santo Tirso, a “caravana” da Volta segue em direção à Camposa e depois do cruzamento entra em S. Romão do Coronado, virando à direita, na bomba de gasolina, em direção a Covelas.

Na rotunda de Querelêdo, os ciclistas seguem para S. Martinho de Bougado, saindo junto ao Parque Dr. Lima Carneiro. Aí, viram à direita em direção a Santo Tirso, voltando a Água Longa e repetindo o trajeto pelo território trofense, terminando junto à estação da CP. Pelas características da etapa, a direção da prova acredita que poderá acontecer a primeira discussão ao sprint.

Ao km 176,3, os participantes têm ainda pela frente um prémio de montanha, em Guimarei, numa etapa que tem passagem por Santo Tirso e não chegada, ao contrário do que tem acontecido nas edições anteriores. Ao chegar à Trofa em plena romaria de Senhora das Dores, a Volta a Portugal dará ainda mais visibilidade ao concelho, que espera a visita de milhares de turistas por essa altura.

Recorde-se que a Trofa tem, pela primeira vez, a meta de uma etapa desta competição e é uma das novidades da corrida, assim como a chegada ao Sabugal.

Vila Nova de Cerveira e Armamar também são estreantes, mas a servirem de partida.