Oprotagonista é Ned, um pré-adolescente que vamos acompanhar até à idade de também ele se tornar pai. O jovem viveu os primeiros anos de vida com a mãe, por que o seu progenitor, o impagável Sam Hall, regressou da Segunda Guerra Mundial completamente transformado, preocupado apenas com uma coisa: gozar ao máximo cada hora que passava. Com muitos copos e jogo à mistura. Uma forma de vida que resolveu adoptar depois de ter sobrevivido ao desembarque na Normandia, como lembrava.
O que, apesar de ter modos rudes e por vezes mostrar-se demasiadamente frio na abordagem das situações, Sam é no fundo um homem de bom coração: Ned acabará por compreender o seu carácter. Enquanto a mãe se casa com um advogado bem colocado, ao pai resta o amor do filho.
Russo escreve Na sombra do pai com uma linguagem muito cinematográfica, tornando fácil ao leitor visualizar rapidamente cada cena que descreve. Não admira, pois, que o livro esteja a ser adaptado ao cinema, por Lawrence Kasdan, com Tom Hanks no principal papel, com estreia prevista para 2012.
(Rui Branco)
TÍTULO: Na Sombra do Pai
AUTOR: Richard Russo
EDITOR: Porto Editora
PREÇO: 19.50 €
Retirada daqui