sexta-feira, 4 de maio de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

Durante seis anos e meio, Ingrid Betancourt, candidata à presidência da Colômbia, esteve em cativeiro em plena selva, raptada pelos guerilheiros das FARC.
É esse relato que preenche as páginas de Até o Silêncio Tem um Fim, livro que se inicia precisamente com uma das inúmeras tentativas de fuga levadas a cabo por Betancourt.
Num estilo impressivo, a autora não se furta a narrar os múltiplos detalhes associados ao imenso drama que viveu, como a brutalidade dos guardas, os momentos de desesperança vividos e o dia-a-dia sempre igual, o que exigiu de si uma tenacidade inquebrantável. Por muito brutais que tenham sido, a fome, os espancamentos ou a violência psicológica dotaram-na de um sentido de resistência que a própria não imaginaria sequer ter.
Mas nas páginas de Até o Silêncio Tem um Fim encontramos também a descrição dos pequenos subterfúgios a que Ingrid Betancourt recorria por forma a minorar o drama que estava a viver. Exemplo disso são as amizades que, não obstante as condições dificílimas, conseguiu criar.
A mensagem de esperança é a principal ilação de um livro que procura demonstrar como o ser humano consegue superar-se quando privado até das mais elementares condições de sobrevivência. Uma lição dirigida a todos.
TÍTULO: Até o Silêncio Tem um Fim
AUTOR: Ingrid Betancourt
EDITOR: Objectiva
PREÇO: 24.90 euros

Retirada daqui