O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro recebe, no próximo sábado, 19 de Novembro, às 17h00, a apresentação do livro “ "Sem Coragem P'ra Sonhar, Não há Força P'ra Lutar" de Barbara Seuffert. A obra desta Alemã que escolheu Portugal para viver, nos últimos anos, será apresentada pela Professora Rosinda de Oliveira.
Uma obra que segundo Rosinda de Oliveira, “é um grito de alerta e de coragem contra doenças e adversidades onde o sonho exerce um papel importante como agente mobilizador das energias próprias para vencer”. Neste último livro, e ao contrário dos anteriores, de acordo com a mesma professora, a autora explora a subjectividade, virando a escrita para a sua vida interior, “com um ego a que não se queixa, mas que sente quase sempre bem dolorosamente os reveses do dia-a-dia”.
Da primeira á última página o livro transpira a sua paixão por Portugal, como explica Rosinda de Oliveira, “onde o nosso País continua a exercer um papel preponderante como o lugar paradisíaco dos sonhos e do sonho que pela sua força é capaz de salvar e dar coragem para viver. São exemplo desses sonhos a visão das nossas praias de areias límpidas e soalheiras, dos monumentos, das danças, dos céus de Portugal. E têm sido esses sonhos que durante o inferno (o termo é da própria escritora) de certos tratamentos a mantêm viva e lhe têm dado força para continuar a viver”.
Barbara Seuffert
Nasceu em Stettin (hoje Polónia). Formou-se em Germanística e Teologia. Professora do ensino secundário, casada com um pastor Luterano e mãe de quatro filhos já adultos. Autora de livros e canções infantis, escreveu também muitas histórias cheias de humor acerca do presbitério. A autora já publicou: "D. Juan e as Marias do campo", "Um casamento com muitos ingredientes" e "Diário efémero", além de escritos para teatro de rua.São da sua autoria vários artigos acerca de doenças cancerígenas publicados em revistas de medicina. Há anos que escreve de Portugal e da sua paixão por este país, suas gentes e o mar. Desde que se fixou na Carregosa, concelho de Vagos, onde tem uma casa gandareza, só periodicamente se desloca à Alemanha para fazer tratamentos clínicos.
Retirada daqui