sábado, 26 de novembro de 2011

FACEBOOK CONSEGUE DETECTAR O HISTÓRICO NA NET


O Facebook está envolvido em nova polémica relacionada com o direito à privacidade. Funcionários da rede social reconheceram que o site consegue detectar todos os conteúdos online visitados pelos utilizadores.

Segundo revelações recentes, o Facebook é capaz de criar um ficheiro de todas as páginas online a que os seus mais de 800 milhões de utilizadores acederam nos últimos 90 dias, registando todo o histórico da navegação. Além disso, também regista as actividades daqueles que não são utilizadores do serviço, desde o momento em que acedam a uma qualquer página na Net.

Segundo avança o Globo.com, de acordo com o director de sistemas do Facebook, Arturo Bejar, para gerar o histórico de navegação de todos os seus membros registados, o Facebook utiliza uma tecnologia de rastreamento de "cookies", semelhante ao sistema utilizado por outras grandes empresas como a Google, a Adobe, a Microsoft ou a Yahoo.

Para as empresas com negócios online os dados obtidos pelo Facebook são extremamente valiosos. Mas, se por um lado podem ser utilizados como fontes para medir o potencial de futuras campanhas publicitárias para nichos específicos de utilizadores, por outro, podem ter finalidades mais inquietantes como a devassa da vida privada ou até mesmo a venda de informações a terceiros para fins desconhecidos.

Um problema que deverá inquietar os utilizadores do Facebook que, cada vez mais, poderão ter a sua vida privada ameaçada pela utilização das redes sociais.

Retirada daqui