Os novos desafios que a escola e a família enfrentam são analisados com profundidade no novo livro de Daniel Sampaio, psiquiatra que lançou best-sellers como Inventem-se novos pais ou Ninguém morre sozinho.
Nesta colectânea de crónicas publicadas na imprensa diária nos últimos anos, são fornecidos conselhos válidos para que questões prementes como o “bullying” sejam resolvidas no contexto próprio.
A Internet merece um capítulo próprio. Nele, Sampaio explica que, apesar da visão alarmista sobre os problemas que a rede global acarreta quando os pais não exercem uma vigilância activa, uma interferência demasiado explícita não é também a melhor solução.
“0 controlo parental deve basear-se numa relação afectiva, nunca no dever ser ou dever fazer”, escreve, criticando os pais que continuam convictos da utilidade da repressão.
Os juízos e considerações não se circunscrevem ao âmbito familiar. O exercício da cidadania activa é outro dos propósitos pelos quais o autor se bate. Numa das crónicas, publicadas num recente período pré-eleitoral, Daniel Sampaio defende a importância do voto.
Mesmo quando a descrença possa colocar em causa a vontade de ir votar, o conhecido psiquiatra entende que é imperativo exercer esse direito, pois só assim a democracia será consolidada.
(Sérgio Almeida)
DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E UMAS QUANTAS COISAS MAIS
Daniel Sampaio
Caminho
10,50 euros
Retirada daqui