segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DEVOLUÇÃO DE AVES À NATUREZA

O CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia, convida a população a estar presente nas devoluções à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans), dois mochos-galegos (Athene noctua) e uma galinha-d'água (Gallinula chloropus), em Fermentelos e em Oliveira do Bairro, amanhã, terça-feira, dia 2 de Agosto.

As devoluções destes animais aos seus habitats vão ser em locais adequados aos requisitos ecológicos destas espécies.

Estas acções estão abertas ao público em geral e para além da devolução destes animais aos seus habitats, têm o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.

Programa de actividade:

16:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) e de uma galinha-d'água (Gallinula chloropus) - Freguesia de Fermentelos, Águeda.
Ponto de Encontro: Pateira de Fermentelos, no Hotel In Portugal - Estalagem da Pateira

A galinha-d'água é um animal juvenil, vítima de uma queda do ninho, e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS através de um particular. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas aparentava alguma dificuldade em manter-se de pé, pelo que devia estar desnutrida. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, e por treinos de voo.

O milhafre-preto é um animal adulto que terá sofrido um trauma de origem desconhecida. Foi encontrado e encaminhado até ao CERVAS por um particular. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura da asa esquerda já em processo de ossificação, pelo que a sua recuperação passou por deixar finalizar este processo de ossificação, e posteriormente foi feita fisioterapia à asa. Foi fornecida uma alimentação adequada, e numa fase final esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.

19:30h - Devolução à natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua) - Oliveira do Bairro.
Ponto de Encontro: Em frente ao Campo de Futebol de Oliveira do Bairro

Esta duas aves caíram do ninho e foram encontradas por particulares e encaminhada para o CERVAS por intermédio dos Vigilantes da Natureza do RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentavam lesões, pelo que a sua recuperação demonstrou-se fácil, tendo sido essencial a diminuição ao mínimo indispensável da sua manipulação, de forma a evitar a domesticação. Foi-lhes fornecida uma alimentação adequada e estiveram em contacto com animais da mesma espécie. Realizou treinos de voo e caça e estão agora prontos para serem devolvidos à natureza.