sexta-feira, 27 de maio de 2011

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

A delinquência juvenil é o eixo central do mais recente romance de Joyce Carol Oates publicado em Portugal.
A partir de meados dos anos 50, a sociedade norte-americana conhece uma revolução imparável que abala os alicerces em que se encontra erigida desde a sua fundação.
A tranquila sucessão de gerações familiares até aí vigente dá lugar a um questionamento do poder paternal que não tarda em provocar mossas.
Os gangues juvenis surgidos em zonas urbanas carenciadas são a máxima expressão dessa revolta, que apanha de surpresa as antigas gerações, estupefacta com a dimensão dos protestos. Mas o grupo que Carol Oates põe em relevo neste romance distingue-se dos demais por ser unicamente constituído por mulheres.
Lideradas pela intrépida ‘Legs’ Sadowsky, as adolescentes que compõem o gangue, cujas idades variam entre os 13 e os 16 anos, não se limitam a contestar os poderes dominantes e adoptam elas próprias posições de força, muitas vezes à margem da lei, em nome da defesa do que consideram ser os mais fracos e oprimidos.
Raposas de fogo é considerado um dos livros mais poderosos e impressivos na bibliografia de Joyce Carol Oates, autora já por diversas vezes cogitada para o Nobel da Literatura.
(Sérgio Almeida)

RAPOSAS DE FOGO
Joyce Carol Oates
Casa das Letras
17,00 euros

Retirada daqui