domingo, 22 de maio de 2011

PASSOS COELHO DESAUTORIZA ATAQUE DE AUTARCA DO PSD A PAULO PORTAS

“Dê-me cá o microfone.” Em cima da caixa de uma carrinha, na Praça da República, em frente à famosa Feira da Fruta, nas Caldas da Rainha, Pedro Passos Coelho interrompeu o autarca local, Fernando Costa, do PSD, que fizera um discurso recheado de críticas, atacando de rajada Paulo Portas, líder do CDS.

Com discurso inflamado, Costa insurgiu-se contra Portas, que acusara Passos, no frente-a-frente na TV, de ser complacente com os autarcas do PSD, a quem chamou de caciques: “Como presidente da Câmara, nunca fui a tribunal, nunca fui indiciado e é ofensivo chamar aos autarcas caciques e promotores de clientelas. Eu não estou em clientelas nenhumas nem da dos submarinos, nem na dos sobreiros e se sabe de alguma clientela diga ao país, a bem da transparência política.”

Em cima da carrinha, o líder do PSD não escondia o embaraço. A ponto de ter tirado o microfone ao autarca, afirmando que o seu adversário é José Sócrates e o Governo socialista. “Nestas eleições, nós só temos um adversário: aquele que trouxe Portugal para a maior recessão de que temos memória, para um desemprego que nos envergonha”, afirmou Passos, dizendo que Sócrates chefiou um Governo “incapaz e incompetente”.

A caravana laranja chegou ao centro das Caldas da Rainha com um atraso de 45 minutos, tempo suficiente para juntar algumas centenas de apoiantes na Feira da Fruta. Entusiasmado, Fernando Costa confessava que nunca vira a praça com aquela moldura humana. “Nunca vi tanta gente nesta Praça, nem com Cavaco Silva nem com Mário Soares”, assegurou.

Margarida Gomes e Nuno Simas, aqui