"A origem do mundo", uma pintura de 1866 de Gustav Courbet, exerce um grande fascínio nas autoridades e administradores, pois encerram ou consficam tudo o que tenha a ver com ele em termos de exposição pública.
Agora foi um internauta a ver a sua conta do Facebook encerrada por exibi-lo.
O quadro de Gustave Courbet está destinado a fazer mossa por onde passe, seja no mundo físico ou no virtual.
Em Fevereiro de 2009, as autoridades apreenderam cinco exemplares de um livro (editado em 2003) cuja capa reproduzia o famoso "A Origem do Mundo" por estarem expostos numa feira do livro, nas ruas de Braga. E constituiram arguido o vendedor.
Agora foi a fez de um utilizador francês do Facebook sentir na pele o poder de atracção que aquele quadro exerce sobre as autoridades, pois o Facebook encerrou-lhe a conta por ter exposto uma foto desse quadro de 1887, pintado por aquele que muitos consideram o fundador do Realismo. O quadro está exposto ao público, em Paris, no reputado museu de Orsay.
O fecho de conta foi a 27 de Fevereiro, segundo conta o diário francês Le Telegramme, de Nantes. Mas agora o lesado, professor e pai de três filhos, quer recuperar a sua conta e ser indemnizado pelos prejuízos causados, nomeadamente o facto de ter ficado sem conta de Facebook na véspera do aniversário, privando cerca de 800 dos "amigos" de lhe dar os parabéns através daquela rede social.
Esta não foi a primeira vez que o Facebook encerrou uma conta por causa da obra de Courbet. O artista dinamarquês Frode Steinicke foi outra vítima do pudor. É que o quadro exibe um grande plano da genitália feminina, num convincente exercício de realismo.
O advogado do queixoso já escreveu para a empresa do Facebook a contestar o encerramento da conta do seu cliente, pedindo a sua reactivação até daqui a 15 dias, assim como uma indemnização pelo sucedido. Ainda não obteve resposta.
Nós cá arriscamos colocar uma foto do polémico quadro...
Ricardo Paz Barroso, aqui