sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

A história do missionário jesuíta português Sebastião Fernandes no Japão é a base de Silêncio, de Shusaku Endo, naquele que será o romance mais famoso do escritor nipónico.
A narrativa arranca em 1640, numa altura em que a Igreja Católica impunha a sua espiritualidade aos povos mais díspares e nas paragens mais longínquas, não lhe interessando se isso iria contra as respectivas culturas. E foi também a reboque dos seus missionários que os países ocidentais alimentaram o apetite expansionista.

Temendo a ameaça das nações ocidentais, o Japão decidiu fechar-se para o mundo, cortou relações com vários países, entre os quais Portugal, e resolveu também proibir a religião católica, que nada tinha a ver com a cultura nipónica, desde sempre budista.
É então que o jovem jesuíta português Sebastião Fernandes decide partir de Lisboa, juntamente com outros dois padres, à procura do seu mentor, Ferreira, que se dizia ter renunciado à sua fé depois de torturado pelos japoneses.

Fernandes não acredita no que lhe contam e acaba por desembarcar no Japão, ainda que com todas as cautelas, uma vez que por aquelas paragens quem fosse cristão era pura e simplesmente brutalizado até abjurar.
Depois de inúmeras peripécias, os dois companheiros de Fernandes acabam por morrer e este é capturado pelos irascíveis homens do sol nascente. O missionário português, sempre obstinado, resiste a várias torturas concentrando-se na imagem de Cristo. Até que encontra a figura que tanto admira, Ferreira, que tenta despertá-lo para a realidade ao dizer-lhe: ”No Japão acontece com o nosso Deus o mesmo que à mosca na teia; a aparência exterior é a de Deus, mas, na essência, é um triste despojo vazio”.

A prosa de Endo é brilhante, sendo considerado como o Graham Greene asiático. A forma como nos conta a história é bem imaginada, socorrendo-se de cartas de Sebastião Fernandes e ainda, a rematar o livro, dos diários de um holandês e de um funcionário da residência cristã.
Sabe-se, ainda , que o realizador norte-americano Martin Scorsese está a adaptar este romance ao cinema.
Rui Branco

SILÊNCIO
Shusaku Endo
Dom Quixote
18,00 €

Retirada daqui