quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OLIVEIRA DO BAIRRO ADERE AO PROJECTO "CIDADES AMIGAS DAS PESSOAS IDOSAS"

O Município de Oliveira do Bairro aderiu recentemente ao Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas, promovido em Portugal pela Associação VIDA e co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este Projecto, criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de produzir um retrato/ diagnóstico nacional tendo por base percepções a três níveis: decisores políticos, entidades e munícipes com mais de 55 anos de idade.

A finalidade é a identificação dos aspectos positivos e dos obstáculos referentes a oito áreas estratégicas: Prédios públicos e espaços abertos; Transporte; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, empenhada em melhorar as condições que oferece aos seus munícipes, em particular aos mais velhos, irá proceder à aplicação de questionários junto de uma amostra de pessoas com mais de 55 anos de modo a identificar as potenciais barreiras existentes e as potencialidades do território, almejando avaliar e adaptar a intervenção camarária aos interesses efectivos das pessoas mais velhas. “A partir deste estudo podemos encontrar uma base de trabalho completa no sentido de planear as políticas locais de envelhecimento activo e assim melhorar e dignificar a qualidade de vida que promovemos aos seniores do nosso Município” sublinha Mário João Oliveira, Presidente da Câmara Municipal.

Durante os próximos meses as entidades locais que prosseguem fins conducentes com o apoio à pessoa idosa serão contactadas quer para responderem a um questionário institucional, quer para colaborarem com os técnicos da Câmara Municipal que aplicarão questionários a indivíduos integrados nestas estruturas.

O Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas teve início em Junho de 2010 e que irá envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.

Retirada daqui