domingo, 6 de fevereiro de 2011

MORREU ANAPKA, A BURRA VOADORA


Anapka, a burra que no verão passado ficou mundialmente conhecida depois de ter sido obrigada a voar de pára-quedas sobre as praias da região russa de Krasnodar, morreu, segundo a edição de hoje The Moscow News.

O animal estava doente desde Dezembro e morreu poucas semanas depois na instituição onde foi acolhida. A causa da morte foi um ataque cardíaco.

Depois de descoberto o seu paradeiro e de ter sido resgatada pelo jornal inglês The Sun, Anapka foi acolhida na Escola de Equitação do Kremlin, onde lhe foram oferecidas as melhores condições: uma dieta equilibrada de fruta e vegetais, água limpa, massagens, cuidados médicos e até a oportunidade de apanhar banhos de sol. No outono, foi decidido transferi-la para outro estábulo, onde passou a ter a acompanhia de outros burros.

Segundo explicou à agência de notícias Ria-Novosti a médica veterinária Iúlia Dobrovolskaia, Anapka tinha deixado de comer, apesar de todos os cuidados que lhe estavam a ser prestados. "Fazer voar um animal sem anestesia é pura tortura e provoca um forte stress, que pode levar à morte", acrescentou Olga Bogdanova, directora de uma clínica veterinária na capital russa.

Como Os Bichos deu conta na altura, Anapka foi obrigada a voar de pára-quedas sobre o Mar de Azov no dia 19 de Julho, no âmbito de uma campanha de publicidade promovida por um empresário. Chocados com o episódio, vários banhistas telefonaram à polícia a denunciar o caso. Contudo, os proprietários e promotores da campanha não foram acusados, uma vez que o animal não sofreu quaisquer danos físicos.

Retirada daqui