sábado, 5 de fevereiro de 2011

IRS VAI PESAR MAIS A QUEM NÃO TEM FILHOS E GANHA MAIS DE 4000 EUROS

Os contribuintes que não tenham filhos e com rendimentos superiores a quatro mil euros brutos por mês vão sofrer um maior aumento no IRS, informa o Jornal de Negócios.

Segundo as tabelas de retenção de 2011, o aumento no IRS ronda em média 1% para ordenados superiores a quatro mil euros. No caso dos contribuintes que ganham mais de 20 mil euros por mês a taxa de retenção passa a ser de 38%.

No entanto, segundo as contas da PricewaterhouseCoopers (PWC) divulgadas pelas Finanças e citadas pelo jornal, estes contribuintes vão ter direito a reembolsos elevados quando o Fisco fizer o acerto de contas, em 2012.

De acordo com Cristina Reis, "senior manager" da PWC, ouvida pelo Jornal de Negócios "as taxas de retenção na fonte são excessivas face ao imposto final apurado", o que significa que o Estado "está a financiar-se à taxa zero junto dos contribuintes".

Também os pensionistas com pensões superiores a dois mil euros vão passar a descontar mais, chegando, nestes casos, as actualizações a atingir os 2%.

Cláudia Reis, aqui