quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FILHA DESCOBRE PELA TELEVISÃO QUE PAI DESAPARECIDO HÁ 12 ANOS ESTÁ VIVO

Os argentinos Fernando, Laura e Victoria estiveram 12 anos sem saber se o pai estava vivo ou morto.

O cenário só mudou quando Victoria, de 29 anos, reconheceu o pai, Guillermo Gómez, num vídeo publicado na Internet e transmitido num programa de um canal de televisão argentino.

Dois rapazes de 25 e 27 anos que coordenam em Buenos Aires um projecto para estimular a leitura encontraram Guilhermo, sem-abrigo de 59 anos, a conversar sobre livros com uma mulher na praça de Palermo, naquela cidade argentina, e quiseram ajudá-lo a sair da rua.

Começaram a levar-lhe livros. " Estávamos admirados com a sua determinação em ler mais e em conseguir um trabalho. Ele dormia na praça, mas acordava cedo para vender café, como vendedor ambulante", contou Barbato à BBC Brasil.

Mas depois optaram por gravar um vídeo - "Una Mano para Guille" (Uma ajuda para Guille) - em que Guilhermo desabafa e alimentava o desejo de sair da rua e conseguir um emprego. "Às vezes não são as coisas materiais que as pessoas nos possam dar, mas uma conversa. Conversando as coisas acontecem sozinhas", contou Guillermo. O vídeo rapidamente saltou para a Internet: só nos dois primeiros dias teve mais de dez mil visitas.

Em Outubro, depois de reconhecer o pai no vídeo emitido no programa de televisão, Victoria enviou em email aos coordenadores. O reencontro entre pai e filha aconteceu no Hospital Fernández, em Buenos Aires, porque dias antes o sem-abrigo tinha sido hospitalizado devido a complicações. Guilhermo descobriu agora que tem duas netas e já arranjou um emprego como taxista. "Foi um reencontro emocionante. Todos choraram. O nosso objetivo era arranjar-lhe um emprego e acabámos por descobrir a sua família", contou Germán Barbato.

Retirada daqui